Sistema montessoriano : uma análise do processo de apropriação no uso de alguns materiais para aprendizagem de matemática em uma escola montessoriana
View/ Open
Date
2020Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta dissertação trata de uma pesquisa na qual foi investigado o processo de apropriação no uso de materiais montessorianos no ensino de matemática por uma escola montessoriana. Essa análise ocorreu após um processo composto de várias etapas em que foram feitas leituras e estudos sobre o Sistema Montessoriano, além de observações e entrevistas, utilizando-se da observação participante como metodologia para a coleta de dados. E é a partir da comparação entre as obras de Maria Montessori e o resu ...
Esta dissertação trata de uma pesquisa na qual foi investigado o processo de apropriação no uso de materiais montessorianos no ensino de matemática por uma escola montessoriana. Essa análise ocorreu após um processo composto de várias etapas em que foram feitas leituras e estudos sobre o Sistema Montessoriano, além de observações e entrevistas, utilizando-se da observação participante como metodologia para a coleta de dados. E é a partir da comparação entre as obras de Maria Montessori e o resultado das observações que foram desenvolvidas as análises deste trabalho, utilizando como principal aporte teórico os estudos de Chartier sobre apropriação. O trabalho descreve os principais princípios e fundamentos desse sistema de ensino, bem como seu funcionamento em uma escola montessoriana. Apresenta também informações sobre o contexto histórico educacional de quando ocorreu a inserção desse sistema de ensino no Brasil, além de mostrar como ocorreu o processo de apropriação do Sistema Montessoriano por uma escola de Porto Alegre/RS por meio do uso de materiais montessorianos no ensino de matemática. Pode-se constatar, pelos indícios apresentados neste trabalho, que a escola montessoriana observada apropriou-se desse sistema de ensino pela forma como manipula alguns materiais, pelo acréscimo de objetos a materiais montessorianos, pela modificação de alguns materiais como também pela inclusão de materiais ao trabalho desenvolvido em sala de aula no ensino de matemática. ...
Abstract
This master thesis deals with a research in which was investigated the appropriation process on the use of Montessori materials in the teaching of mathematics by a Montessori school. This analysis occurred after a process composed of several stages in which readings and studies were made on the Montessori System, in addition to observations and interviews, using the participant observation as a methodology for data collection. And it is from the comparison between the works of Maria Montessori ...
This master thesis deals with a research in which was investigated the appropriation process on the use of Montessori materials in the teaching of mathematics by a Montessori school. This analysis occurred after a process composed of several stages in which readings and studies were made on the Montessori System, in addition to observations and interviews, using the participant observation as a methodology for data collection. And it is from the comparison between the works of Maria Montessori and the result of the observations that the analyses of this work were developed, using as the main theoretical contribution Chartier’s studies on appropriation. The work describes the main principles and foundations of this education system, as well as its functioning in a Montessori school. It also presents information on the historical educational context of the time when the insertion of this teaching system took place in Brazil, in addition to showing the Montessori System appropriation process by a school in Porto Alegre/RS through the use of Montessori materials in the mathematics teaching. It can be seen, from the evidence presented in this work, that the observed Montessori school appropriated this teaching system by the way it manipulates some materials, by adding objects to Montessori materials, modifying some materials as well as for the inclusion of materials in the work done in the mathematics teaching classroom. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Collections
-
Multidisciplinary (2555)Teaching of Mathematics (205)
This item is licensed under a Creative Commons License