Shopping centers e impactos na estrutura espacial urbana : o caso do Barra Shopping Sul em Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Shopping centers são componentes importantes da estrutura comercial das cidades contemporâneas e, no caso brasileiro, em pouco mais de 40 anos desde sua introdução, já se consolidaram como referência de consumo e lazer. A inserção desses equipamentos comerciais na estrutura espacial urbana é um desafio para o planejamento e a gestão das cidades, uma vez que estes atuam como gatilhos acionando processos de mudança em diferentes escalas espaciais e em temporalidades distintas. O presente trabalho ...
Shopping centers são componentes importantes da estrutura comercial das cidades contemporâneas e, no caso brasileiro, em pouco mais de 40 anos desde sua introdução, já se consolidaram como referência de consumo e lazer. A inserção desses equipamentos comerciais na estrutura espacial urbana é um desafio para o planejamento e a gestão das cidades, uma vez que estes atuam como gatilhos acionando processos de mudança em diferentes escalas espaciais e em temporalidades distintas. O presente trabalho enfoca a relação entre a inserção do BarraShoppingSul (BSS) e a estruturação de seu entorno, em Porto Alegre (RS), procurando detectar as alterações ocorridas após a sua implantação, bem como situar o papel desse equipamento comercial nesse processo de transformação. Mais especificamente, analisa-se os impactos de curto prazo relacionados ao perfil socioeconômico, à hierarquia espacial e à intensidade comercial na sua área de influência, a partir da combinação de métodos e procedimentos baseados em análise espacial e modelos configuracionais. Para tanto, comparam-se três indicadores socioeconômicos (população, domicílios e renda média) e três indicadores configuracionais (acessibilidade, centralidade e convergência) antes e depois da implantação do shopping center ocorrida em 2008, em diferentes escalas espaciais (área de influência e cidade) com base nos dados dos Censos do IBGE (2000 e 2010) e da RAIS (2003 e 2010). Quanto ao perfil socioeconômico da área de influência do BSS, os resultados dos indicadores revelam um processo de mudanças em curso, com a redução da população residente e da renda média, apesar do aumento do número de domicílios. Os indicadores configuracionais apontam uma alternância local da acessibilidade e da centralidade comercial e um aumento da importância comercial da região com a consolidação de eixos comerciais preexistentes. A discussão dos resultados mostra que o BSS se inseriu num processo mais amplo de transformações socioespaciais que estão ocorrendo nessa região da cidade. As conclusões apontam potencialidades e limitações do método e direções para futuros estudos. ...
Abstract
Shopping malls are important components of the commercial structure of contemporary cities, and in the case of Brazil, in just over 40 years since their introduction have already consolidated themselves as a reference for consumerism and leisure. The insertion of these commercial tools in the urban spatial structure is a challenge for urban planning and management since they act as triggers driving change processes at different spatial and temporal scales. The present work focuses on the relati ...
Shopping malls are important components of the commercial structure of contemporary cities, and in the case of Brazil, in just over 40 years since their introduction have already consolidated themselves as a reference for consumerism and leisure. The insertion of these commercial tools in the urban spatial structure is a challenge for urban planning and management since they act as triggers driving change processes at different spatial and temporal scales. The present work focuses on the relationship between BarraShoppingSul (BSS) and the structuring of its surroundings in Porto Alegre (RS) to detect occurrences after its implementation, as well as to situate the role of this commercial tool in this transformation process. More specifically, the impacts on the profile of the resident population, the spatial hierarchy and the commercial intensity in the respective area of influence are analyzed at a short-term temporality with a combination of methods and procedures based on spatial analysis and configurational models. For this, three socioeconomic indicators (population, households and average income) and three configurational indicators (accessibility, centrality and convergence) are compared before and after the construction of the shopping center occurred in 2008, in different spatial scales (area of influence and city), with the empirical data based on the IBGE (2000 and 2010) and RAIS (2003 and 2010) Censuses. The socioeconomic indicators result reveals an ongoing process of change about the area of influence socioeconomic profile, with the decrease of population and income, despite of the increase of dwellings. The configurational indicators point to a local alternation at accessibility and commercial centrality, and an increase at commercial significance with the consolidation of the pre-existing commercial routes. The discussion of the results shows that the BSS was inserted in a broader process of socio-spatial transformations that are taking place in this region of Porto Alegre. The outcome aims the potentials and limitations of the method and the recovery of future studies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6100)
Este item está licenciado na Creative Commons License