Do cuidado com o bebê ao cuidado com o educador
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
From baby care to the caring for the educator
Del cuidado con el bebé al cuidado con el educador
Assunto
Resumo
Este trabalho foi construído a partir da experiência de acompanhamento de educadoras e bebês em instituições de educação infantil e do trabalho com psicologia escolar. O olhar sobre o cuidado, inicialmente dirigido ao bebê, foi apontando para o cuidado dirigido à educadora. Foram escolhidas para este trabalho as experiências vivenciadas junto a duas educadoras de instituições de educação infantil em duas cidades do Rio Grande do Sul. As educadoras foram acompanhadas semanalmente através da Meto ...
Este trabalho foi construído a partir da experiência de acompanhamento de educadoras e bebês em instituições de educação infantil e do trabalho com psicologia escolar. O olhar sobre o cuidado, inicialmente dirigido ao bebê, foi apontando para o cuidado dirigido à educadora. Foram escolhidas para este trabalho as experiências vivenciadas junto a duas educadoras de instituições de educação infantil em duas cidades do Rio Grande do Sul. As educadoras foram acompanhadas semanalmente através da Metodologia IRDI. Os dados foram coletados a partir de diário de campo e entrevistas. O “estar com” o educador de berçário, em sua cena de trabalho, destacou-se como fundamental. O acompanhamento do pesquisador-psicanalista presente também com seu corpo, isto é, participando do cotidiano das educadoras e bebês, apontou para inúmeras possibilidades de intervenções. Como possibilidades de cuidado com o cuidador-educador, propomos o cuidado como presença implicada-reservada, o cuidado da experiência e o cuidado de si. ...
Abstract
This work had built from the experience of accompanying educators and babies in early childhood institutions and working with school psychology. The look on the care, initially directed to the baby, was pointing to the care directed to the educator. We chose for the work the experiences lived with two educators of early childhood institutions in two cities of Rio Grande do Sul. The educators were followed weekly through the IRDI Methodology. The data collected from field diary and interviews. T ...
This work had built from the experience of accompanying educators and babies in early childhood institutions and working with school psychology. The look on the care, initially directed to the baby, was pointing to the care directed to the educator. We chose for the work the experiences lived with two educators of early childhood institutions in two cities of Rio Grande do Sul. The educators were followed weekly through the IRDI Methodology. The data collected from field diary and interviews. The “being with” the nursery educator, in his work scene, stood out as fundamental. The accompaniment of the psychoanalyst researcher present also with his body, which is, participating in the daily life of educators and babies, pointed to countless possibilities of interventions. As possibilities of care with the caregivereducator, we propose the care as implicated-reserved presence, the care of the experience and the self-care. ...
Resumen
Este estudio fue construido a partir de la experiencia de acompañamiento de educadoras y bebés en instituciones de educación infantil y de la labor con psicología escolar. La mirada sobre el cuidado, inicialmente dirigido al bebé, fue apuntando para el cuidado dirigido a la educadora. Se escogió para este estudio las experiencias vivenciadas junto a dos educadoras de instituciones de educación infantil en dos ciudades del Rio Grande do Sul. Se acompañaron semanalmente las educadoras por interme ...
Este estudio fue construido a partir de la experiencia de acompañamiento de educadoras y bebés en instituciones de educación infantil y de la labor con psicología escolar. La mirada sobre el cuidado, inicialmente dirigido al bebé, fue apuntando para el cuidado dirigido a la educadora. Se escogió para este estudio las experiencias vivenciadas junto a dos educadoras de instituciones de educación infantil en dos ciudades del Rio Grande do Sul. Se acompañaron semanalmente las educadoras por intermedio de la Metodología IRDI. Se recolectaron los datos a partir de diario de campo y entrevistas. El “estar con” el educador de guardería infantil, en su escena de trabajo, se destacó como fundamental. El acompañamiento del investigador-psicoanalista presente también con su cuerpo, es decir, participando del cotidiano de las educadoras y bebés, se apuntó para innúmeras posibilidades de intervenciones. Como posibilidades de cuidado con el cuidador-educador, proponemos el cuidado como presencia implicada-reservada, el cuidado de la experiencia y el cuidado de sí. ...
Contido em
Psicologia escolar e educacional. Maringá, PR. Vol. 24 (2020), p. 1-7
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39774)Ciências Humanas (6848)
Este item está licenciado na Creative Commons License