Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWiles, Jamille Mateuspt_BR
dc.contributor.authorFerrari, Andrea Gabrielapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-02T04:16:14Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1413-8557pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218324pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi construído a partir da experiência de acompanhamento de educadoras e bebês em instituições de educação infantil e do trabalho com psicologia escolar. O olhar sobre o cuidado, inicialmente dirigido ao bebê, foi apontando para o cuidado dirigido à educadora. Foram escolhidas para este trabalho as experiências vivenciadas junto a duas educadoras de instituições de educação infantil em duas cidades do Rio Grande do Sul. As educadoras foram acompanhadas semanalmente através da Metodologia IRDI. Os dados foram coletados a partir de diário de campo e entrevistas. O “estar com” o educador de berçário, em sua cena de trabalho, destacou-se como fundamental. O acompanhamento do pesquisador-psicanalista presente também com seu corpo, isto é, participando do cotidiano das educadoras e bebês, apontou para inúmeras possibilidades de intervenções. Como possibilidades de cuidado com o cuidador-educador, propomos o cuidado como presença implicada-reservada, o cuidado da experiência e o cuidado de si.pt_BR
dc.description.abstractThis work had built from the experience of accompanying educators and babies in early childhood institutions and working with school psychology. The look on the care, initially directed to the baby, was pointing to the care directed to the educator. We chose for the work the experiences lived with two educators of early childhood institutions in two cities of Rio Grande do Sul. The educators were followed weekly through the IRDI Methodology. The data collected from field diary and interviews. The “being with” the nursery educator, in his work scene, stood out as fundamental. The accompaniment of the psychoanalyst researcher present also with his body, which is, participating in the daily life of educators and babies, pointed to countless possibilities of interventions. As possibilities of care with the caregivereducator, we propose the care as implicated-reserved presence, the care of the experience and the self-care.en
dc.description.abstractEste estudio fue construido a partir de la experiencia de acompañamiento de educadoras y bebés en instituciones de educación infantil y de la labor con psicología escolar. La mirada sobre el cuidado, inicialmente dirigido al bebé, fue apuntando para el cuidado dirigido a la educadora. Se escogió para este estudio las experiencias vivenciadas junto a dos educadoras de instituciones de educación infantil en dos ciudades del Rio Grande do Sul. Se acompañaron semanalmente las educadoras por intermedio de la Metodología IRDI. Se recolectaron los datos a partir de diario de campo y entrevistas. El “estar con” el educador de guardería infantil, en su escena de trabajo, se destacó como fundamental. El acompañamiento del investigador-psicoanalista presente también con su cuerpo, es decir, participando del cotidiano de las educadoras y bebés, se apuntó para innúmeras posibilidades de intervenciones. Como posibilidades de cuidado con el cuidador-educador, proponemos el cuidado como presencia implicada-reservada, el cuidado de la experiencia y el cuidado de sí.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia escolar e educacional. Maringá, PR. Vol. 24 (2020), p. 1-7pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCareen
dc.subjectBebêpt_BR
dc.subjectEducatorsen
dc.subjectChildhood educationen
dc.subjectComportamento de cuidado da criançapt_BR
dc.subjectCuidadoes
dc.subjectEducadores infantispt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectEducadoreses
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEducación infantiles
dc.subjectCuidadospt_BR
dc.titleDo cuidado com o bebê ao cuidado com o educadorpt_BR
dc.title.alternativeFrom baby care to the caring for the educator en
dc.title.alternativeDel cuidado con el bebé al cuidado con el educador es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122010pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples