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dc.contributor.advisorSouza, Diogo Onofre Gomes dept_BR
dc.contributor.authorFreire, Paulo Khourypt_BR
dc.date.accessioned2021-02-20T04:18:46Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218127pt_BR
dc.description.abstractA partir do interesse de avaliar possíveis impactos do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX)/CAPES, como política pública de pós-graduação, este estudo propõe uma nova abordagem metodológica para uma análise comparativa da produção intelectual científica entre diferentes grupos de Programas de Pós-graduação (PPGs). Neste trabalho, optou-se por utilizar como parâmetros o número de artigos publicados em periódicos científicos, o fator de impacto dos periódicos como um indicador de visibilidade, a produção com participação discente e a produção com coautoria internacional. Os trabalhos publicados pelos Programas da área de Astronomia / Física no período de 2001 a 2006 foram selecionados como grupo de estudo. Este período cobre dois importantes intervalos de tempo: os últimos três anos antes da criação do PROEX e os primeiros três anos a partir disso. A análise compara a produção científica dos PPGs apoiados pelo PROEX no primeiro triênio com a sua produção no triênio seguinte, sendo ponderada por um grupo controle, formado pelos PPGs que não obtiveram tal apoio. Em relação à análise de produção científica em termos da coautoria internacional, foram considerados três diferentes graus de afiliações: i) sem colaboração internacional; ii) coautoria internacional com autor correspondente brasileiro; e iii) coautoria internacional com autor correspondente estrangeiro. Os resultados mostraram que o PROEX influenciou, pelo menos em parte, no aumento da quantidade, da visibilidade e da inserção internacional da produção científica dos PPGs. Índices de maior visibilidade também foram observados nos trabalhos produzidos com cooperação internacional, quando comparados aos demais, principalmente quando o coautor estrangeiro era o autor correspondente, tendo assumido maior envolvimento na produção científica.pt_BR
dc.description.abstractStarting at the interest of evaluating possible impacts of the Program for Academic Excellence (PROEX) / CAPES, as a postgraduate public policy, this study proposes a new methodological approach for a comparative analysis of intellectual production between different groups of Graduate Programs. In this work, we chose to use as parameters the number of papers published in scientific journals, the Impact Factor of the journals as a visibility indicator, the number of papers a) with student participation and b) with international co-authorship. The papers published by the Programs from the area of Astronomy and Physics during the period from 2001 to 2006 were selected as the study group. This period of time covers two important periods of time: the first three years before the implementation of PROEX and the first three years after that. The analysis compares the scientific production of Programs supported by PROEX in the first period with its production in the following period, and was weighted by a control group, formed by the scientific production of those Programs that did not obtain such support. Regarding the analysis of scientific production in terms of international cooperation, three different degrees of international co-authorship affiliations were considered: i) no international collaboration; ii) international co-authorship with a Brazilian corresponding author; and iii) international co-authorship with a foreign corresponding author. The results showed that PROEX influenced, at least in part, the increase in the quantity, visibility and international insertion of the scientific production of supported Programs. Higher visibility indexes were also considered in the papers produced with international cooperation, when compared to the other ones, especially when the foreign co-author was the corresponding author, having assumed greater involvement in the scientific production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectScienceen
dc.subjectIndicadores de produção científicapt_BR
dc.subjectImpact factoren
dc.subjectFator de impacto de revistaspt_BR
dc.subjectProduction of scientific articlesen
dc.subjectStudent productionen
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectInternational cooperationen
dc.subjectCientometriapt_BR
dc.titlePrograma de Excelência Acadêmica : análise cientométrica da produção dos PPGs de Astronomia/Física sob aspectos de quantidade, visibilidade, coautoria discente e cooperação internacionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coCalabró, Lucianapt_BR
dc.identifier.nrb001122538pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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