Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSegala, Maximilianopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Sabrina Stefanie dospt_BR
dc.date.accessioned2021-02-19T04:05:50Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218101pt_BR
dc.description.abstractO conteúdo de Estequiometria, estudado na disciplina de Química durante o ensino médio (EM), geralmente é visto pelos estudantes como uma matéria de difícil aprendizagem. Isso pôde ser observado através da minha experiência como professora das três séries do EM, nas redes pública e privada, no estado do Rio Grande do Sul. A partir disso, é notável a necessidade de recursos didáticos que possam minimizar tais dificuldades, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem em Química. Além do mais, materiais produzidos pelos próprios professores são mais eficientes à medida que retratam sua própria realidade escolar, tornando o ensino, de certa forma, personalizado. Este trabalho envolve a criação de um produto educacional, e para isso o recurso audiovisual foi escolhido visto que ele traz elementos muito eficientes no processo de ensino e aprendizagem, como movimento, cores e sons. Atualmente, com o aumento do uso da Internet pelos estudantes e professores, é necessário que os materiais produzidos estejam disponibilizados em ferramentas virtuais, como no YouTube®, por exemplo, de modo que o recurso atenda o maior número possível de estudantes. Em decorrência disso, se pensou na produção de uma “vídeo-lista” que reúne exercícios estequiométricos com níveis crescentes de dificuldade apresentados no formato .pdf, em que cada exercício tem um link que redireciona para a resolução deles e para isso foi criado um canal no YouTube® chamado “SOS Química”. Os vídeos foram gravados a partir de um smartphone e editados em um aplicativo gratuito disponível na Internet. Este trabalho pretende principalmente desenvolver um material de apoio para estudantes e professores, além de servir como inspiração para os docentes criarem seus próprios materiais didáticos, tendo como base a realidade escolar em que estão inseridos.pt_BR
dc.description.abstractThe content of Stoichiometry, studied in the discipline of Chemistry during high school, is generally seen by students as among the hardest subjects to understand. This could be observed through my experience as high school teacher, in public and private schools, in the State of Rio Grande do Sul. From my experience, I realized that new didactic resources are necessary to minimize such difficulties, helping in both teaching and learning processes. Classroom materials produced by the teachers themselves should be more efficient as they portray their own school reality, making teaching, in a way, personalized. Also, with the increasing use of the internet by students and teachers, such classroom materials should be made available online (as on YouTube®) in order to serve the largest possible number of students. This work involves the creation of an educational product, presented as audiovisual resource since that brings very efficient elements in the teaching and learning process, such as movement, colors and sounds. We created the YouTube channel “SOS Química”, which features the solution of stoichiometry exercises of increasing level of difficulty. The videos were recorded using a smartphone and edited in a free application, in a process that can be reproduced by any teacher who has access to the internet. This work mainly aims to develop support classroom material for students and teachers, in addition to serving as an inspiration for teachers to create their own classroom materials, based on the school reality in which they are engaged.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectEstequiometriapt_BR
dc.subjectStoichiometryen
dc.subjectAudiovisual resourcesen
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectVídeo : Produçãopt_BR
dc.subjectVideo productionen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleProdução de “vídeo-lista” como ferramenta de apoio à aprendizagem de estequiometriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001122278pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples