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dc.contributor.advisorRaupp, Daniele Trajanopt_BR
dc.contributor.authorRockenbach, Lara Colveropt_BR
dc.date.accessioned2021-02-19T04:05:17Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218057pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um produto educacional desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta é direcionada para abordagem dos conceitos de estereoquímica com foco na contextualização com a temática plantas medicinais, tendo como base a Teoria da Aprendizagem Significativa. Estruturada no formato de uma sequência didática, denominada Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), objetiva superar a forte dependência da memorização mecânica, utilizando os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para o ensino de conceitos científicos. A justificativa para essa pesquisa está relacionada ao fato da estereoquímica ser considerada difícil pois exige dos estudantes o domínio de uma rede de conceitos e o desenvolvimento habilidades visuoespaciais. Para elaborar o produto educacional, inicialmente foi elaborado um compêndio de princípios ativos estereoisômeros, bem como revisão sistemática de literatura sobre ensino de estereoisomeria e sobre plantas medicinais no ensino de ciências. A UEPS organizada em cinco aulas e aborda os conceitos de estereoisomeria contextualizados com a temática plantas medicinais. Como recursos visuais foram utilizadas múltiplas representações, modelos moleculares e aplicativo de montagem de moléculas. Tal unidade foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio e os dados coletados foram analisados com base na Análise de conteúdo. Os resultados apontam que a unidade de ensino apresenta um potencial para promover a aprendizagem significativa pois fomenta a participação ativa dos estudantes ao utilizar a relação com seus conhecimentos prévios e os integrar de forma progressiva com os novos conhecimentos. Além disso ao demandar uma avaliação processual, pode promover uma atitude reflexiva do professor sobre a prática docente e assim contribuir para um ensino de química que motive os estudantes a reconhecer a relevância do conhecimento cientifico em sua vida diária e na sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents the construction and application of an educational product developed in the Professional Master's Program in Chemistry in the National Network - PROFQUI-UFRGS, research line Chemistry of life. The proposal is directed to approach the concepts of stereochemistry with a focus on contextualization with the thematic medicinal plants, based on the Theory of Meaningful Learning. Structured in the format of a didactic sequence, called Potentially Significant Teaching Unit (PSTU), it aims to overcome the strong dependence on mechanical memorization, using the students' prior knowledge as a starting point for teaching scientific concepts. The justification for this research is related to the fact that stereochemistry is considered difficult because it requires students to master a network of concepts and to develop visuospatial skills. To prepare the educational product, a compendium of stereoisomeric active ingredients was initially prepared, as well as a systematic review of the literature on the teaching of stereoisomers and on medicinal plants in science education. The PSTU is organized in five classes and addresses the concepts of stereoisomerism contextualized with the thematic medicinal plants. As visual resources, multiple representations, molecular models and a molecule assembly application were used. This unit was applied in two classes of third year of high school and the data collected were analyzed based on Content analysis. The results show that the teaching unit has a potential to promote meaningful learning because it encourages the active participation of students by using the relationship with their previous knowledge and integrating them progressively with new knowledge. In addition, by requiring a procedural assessment, it can promote a reflective attitude of the teacher about teaching practice and thus contribute to a teaching of chemistry that motivates students to recognize the relevance of scientific knowledge in their daily life and in society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstereoisomeriapt_BR
dc.subjectStereoisomery teachingen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectRecursos visuaispt_BR
dc.subjectVisual resourcesen
dc.subjectConceptual mapsen
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectDidactic uniten
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.titlePlantas medicinais e estereoisomeria no ensino médio : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001122371pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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