Fãs e conversação em rede: o Twitter como segunda tela no BBB20
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente estudo tem como tema as conversações dos fãs do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, que utilizam o Twitter como segunda tela. Com base em um referencial teórico ligado à cultura e às práticas dos fãs, às conversações em rede e à experiência de segunda tela, pretendemos discutir de que maneira esses fãs se apropriaram da narrativa do BBB20 nessas conversações e quais sentidos foram ativados a partir delas, mapeando e classificando os principais conceitos e temáticas contemplad ...
O presente estudo tem como tema as conversações dos fãs do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, que utilizam o Twitter como segunda tela. Com base em um referencial teórico ligado à cultura e às práticas dos fãs, às conversações em rede e à experiência de segunda tela, pretendemos discutir de que maneira esses fãs se apropriaram da narrativa do BBB20 nessas conversações e quais sentidos foram ativados a partir delas, mapeando e classificando os principais conceitos e temáticas contemplados e a forma como foram enquadrados nessa manifestação. Para tanto, conduzimos um estudo qualitativo, de caráter exploratório, com análise dos tweets dos fãs baseada nas técnicas da Análise de Conteúdo. Foi possível identificar dois eixos temáticos diferentes: um ligado ao programa propriamente dito, em seus aspectos estruturais, e um que alude a pautas de cunho social, político, cultural e identitário em voga na esfera pública. Conclui-se que as conversações que tomam como ponto de partida a atração veiculada pela Rede Globo são marcadas por um forte investimento emocional dos fãs, mas não se limitam a repercutir o que está acontecendo no programa, muitas vezes utilizando-o como pano de fundo para discussões críticas que contemplam uma ampla diversidade de tópicos e conceitos. ...
Abstract
This study is focused on Rede Globo’s Big Brother Brasil fans' conversation, using Twitter as a second screen. A theoretical approach connected to fan culture and practices, network conversation and second screen experience was assessed. We intended to discuss how the fans appropriated the BBB20 narrative in those conversations and which meanings were activated from them, as we mapped and classified the main themes and concepts and the way they were framed in such manifestations. For that purpo ...
This study is focused on Rede Globo’s Big Brother Brasil fans' conversation, using Twitter as a second screen. A theoretical approach connected to fan culture and practices, network conversation and second screen experience was assessed. We intended to discuss how the fans appropriated the BBB20 narrative in those conversations and which meanings were activated from them, as we mapped and classified the main themes and concepts and the way they were framed in such manifestations. For that purpose, we conducted a qualitative study, with an exploratory character, analyzing the fans’ tweets based on Content Analysis techniques. It was possible to identify two different thematic axes: one connected to the show itself, in its structural aspects, and another, which alludes to social, political, cultural and identitary agenda in vogue in the public sphere. We concluded that the conversations that have Rede Globo’s attraction as the starting point are marked by a strong emotional investment from the fans. However, they do not just reverberate what is happening on the show, as it is commonly used as a background for critical discussions that include a wide range of topics and concepts. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6097)Comunicação e Informação (601)
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