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dc.contributor.advisorCalabró, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorKoeppe, Cleise Helen Botelhopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-06T04:19:47Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217794pt_BR
dc.description.abstractA Educação de crianças, adolescentes e jovens pressupõe mais do que transmitir conhecimentos, exige dos professores, orientarem as construções idiossincráticas formativas desses indivíduos, mostrando-lhes que podem ser cidadãos ativos em sua comunidade, aprender mais do que uma quantidade desmedida de conteúdos, formando-se a si mesmos, sujeitos racionais e críticos do seu próprio conhecimento. A práxis docente se constrói sobre teoria e prática, entretanto, a teoria habitualmente é relegada a segundo plano, e com o passar do tempo, perde espaço para as sugestões de práticas “em moda”. Por isso, é necessária a permanente renovação dos pressupostos teóricos, conhecendo outros autores de referência para qualificar a prática docente. Gaston Bachelard é um conhecido filósofo francês entretanto, desenvolveu também, conceitos epistemológicos relevantes para a formação do espírito cognoscente. Ainda pouco conhecido pelos professores, suas concepções teóricas possibilitam esclarecer pontos não abordados pelas teorias pedagógicas usuais, aprimorando o processo educativo quando associadas aos pressupostos de Piaget, Vygotsky, Ausubel e Freire. Nesta pesquisa-ação, que tem por principal questão de pesquisa: Como podemos formar espíritos científicos discentes e docentes na Educação Básica, aplicando os princípios bachelardianos ao cotidiano escolar?, os conceitos bachelardianos de: Obstáculos Epistemológicos, Racionalismo Aplicado, Conhecimento Aproximado, Curiosidade e Imaginação material orientam a ação, análise e avaliação da prática conjunta de três professoras parceiras e a autora em um esforço de otimizar a aprendizagem de conceitos científicos nos Anos Iniciais e nos contextos das Educações Inclusiva e Interdisciplinar. Também são analisados os reflexos da aplicação dos preceitos bachelardianos no processo educativo de alguns professores e estudantes de Ensino Fundamental e Médio, bem como, discute-se a possibilidade de o discurso midiático constituir-se (re)produtor de obstáculos epistemológicos. A pesquisa se desenvolveu ao longo dos anos de 2019 e 2020 em escolas das redes municipais e estaduais de ensino, situadas no município de Florianópolis. A análise de teorias epistemológicas, práticas desenvolvidas, questionários, entrevistas e diários de investigação é feita por meio da Analise Textual Discursiva, identificando diversas categorias que promovem as discussões nos 10 artigos derivados desta pesquisa. Nos textos, as etapas da pesquisa-ação e os estudos de casos com professores e estudantes, são apresentados e analisados à luz das noções bachelardianas de Conhecimento aproximado, Racionalismo aplicado, Obstáculos epistemológicos, Curiosidade/Imaginação material e Perfil Epistemológico. Identifica-se como resultados gerais, que a aplicação de tais pressupostos no cotidiano escolar da Educação Básica determinam modificações significativas tanto na prática docente quanto na aprendizagem discente, qualificando o processo educativo e ampliando as possibilidades de aquisição e avaliação da aprendizagem pelos diversos sujeitos educacionais. Conclui-se que: 1) o Racionalismo Aplicado pode otimizar a pesquisa como princípio educativo, 2) o Conhecimento Aproximado é uma teoria sobre a formação de espíritos científicos capaz de complementar as teorias vigentes, 3) os Obstáculos Epistemológicos podem, atualmente, ser fomentados pelo discurso da internet e detectados a partir da problematização positiva dos erros detectados ao longo da prática pedagógica, tanto docente como discente, 4) a Imaginação material é um importante fator de formação integralizada do sujeito e 5) elaborar Perfis Epistemológicos para a compreensão dos processos formativos cognoscentes, pode se constituir em ferramenta avaliativa esclarecedora para a formação de espíritos científicos docentes e discentes.pt_BR
dc.description.abstractThe Elementary Education presupposes more than transmitting knowledge, it requires from teachers ability to guide the students’ idiosyncratic constructions with their own particulars, showing them that they can be active citizens in their community, learning more than an excessive amount of content, leading the way to build a rational and critics knowledge; however, the theory is most often overlooked, in many of the cases, The teaching praxis is built on theory and practice it loses space for the “fashion” practices prescribed by midiatic suggestions. Therefore, it is necessary to permanently renew the theoretical assumptions, getting to know other leading authors to qualify the teaching practice. Gaston Bachelard is a well-known French philosopher, however, he also developed epistemological concepts relevant to the formation of the knowing spirit. Still little known by teachers, their theoretical conceptions make it possible to clarify points not addressed by the usual pedagogical theories, improving the educational process when associated with the assumptions of Piaget, Vygotsky, Ausubel and Freire. In this action research, which has as its main research question: How can we form scientific spirits students and teachers, applying Bachelard’s ideas to Basic School? The bachelardian concepts of: Epistemological Obstacles, Applied Rationalism, Approximate Knowledge, curiosity and material imagination guide the action, analysis and evaluation of the joint practice of three partner teachers and the author in an effort to optimize the learning of scientific concepts in the early years and in the contexts of inclusive and interdisciplinary education. The reflexes of the application of the bachelardian precepts in the educational process of some teachers and students of elementary and high school are also analyzed, as well as discussing the possibility of the media discourse becoming (re) producer of Epistemological Obstacles. The research was developed over the years 2019 and 2020 in schools of the municipal and state education networks, located in Florianópolis city. The analysis of epistemological theories, developed practices, questionnaires, interviews and research journals is done through the Discursive Textual Analysis, identifying several categories that promote the discussions in the 10 articles derived from this research. In the texts, the stages of action research and the case studies with teachers and students, are presented and analyzed under the Bachelard’s views like: Approximate Knowledge, Applied Rationalism, Epistemological Obstacles, Material Curiosity/Imagination and Epistemological Profile. These general results show us, that the Bachelard’s concepts application in the daily Basic Education School improves both the teaching practice and in the student learning, qualifying the educational process and increases the learning process with teachers and students. We conclude that: 1) Applied Rationalism can optimize research as an educational principle, 2) Approximate Knowledge is a theory about the formation of scientific spirits capable of complementing current theories, 3) Epistemological Obstacles can currently be fostered through the discourse of the internet and detected from the positive problematization of the errors detected throughout the pedagogical practice, both teacher and student, 4) the Material Imagination is an important factor of integral formation of the subject and 5) to elaborate Epistemological Profiles for the understanding of the processes cognitive training can be an enlightening evaluation tool for the formation of scientific spirits both teachers and students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBachelard, Gaston, 1884-1962pt_BR
dc.subjectBachelard's epistemologyen
dc.subjectEducational processen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectInvestigative teachingen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProblematizationen
dc.titleFormando espíritos científicos : epistemologia bachelardiana aplicada ao ensino de ciências na educação básica de Florianópolis - SCpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coRibeiro, Marcus Eduardo Macielpt_BR
dc.identifier.nrb001122354pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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