Antártica : percepção e caracterização dos alunos de ensino básico em Porto Alegre e Canoas
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação investiga a visão dos alunos do ensino básico sobre a Antártica e como eles percebem esse continente coberto de neve e gelo, que é habitado somente por cientistas e pessoal de apoio. O objetivo foi examinar a existência, ou não, de diferenças na percepção da Antártica entre alunos das diferentes redes de ensino (público e privado), de diferentes níveis de ensino (ensino fundamental e médio) e de diferentes classes sociais. Para isso, usou-se tanto o método quantitativo quanto o ...
Esta dissertação investiga a visão dos alunos do ensino básico sobre a Antártica e como eles percebem esse continente coberto de neve e gelo, que é habitado somente por cientistas e pessoal de apoio. O objetivo foi examinar a existência, ou não, de diferenças na percepção da Antártica entre alunos das diferentes redes de ensino (público e privado), de diferentes níveis de ensino (ensino fundamental e médio) e de diferentes classes sociais. Para isso, usou-se tanto o método quantitativo quanto o qualitativo para avaliar as respostas de um questionário composto por cinco questões objetivas e uma dissertativa, aplicado pela autora da pesquisa em três escolas estaduais e duas de ensino fundamental, na cidade de Canoas, e uma de ensino médio, na cidade de Porto Alegre, além de uma escola privada de ensino médio na cidade de Porto Alegre. Os comparativos entre classes sociais, rede ou nível de ensino não demonstraram diferença relevante. Considerando as questões objetivas, os alunos do ensino médio acertaram, em média, 20% a mais que os alunos do ensino fundamental. As respostas da questão dissertativa mostraram que o imaginário antártico dos alunos do ensino fundamental é distante do conhecimento acadêmico básico, sendo composto principalmente por mitos inseridos pela mídia. Já os alunos doensino médio têm conhecimento básico sobre a relevância da Antártica no contexto ambiental e climático, principalmente das mudanças climáticas, mas desconhecem detalhes específicos sobre o continente e o seu papel no contexto mundial. No entanto, erros básicos como, por exemplo, indicar que a Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz esteja no Polo geográfico ou confundir a fauna ártica com a antártica ainda persistem. Certa confusão entre características específicas dos ambientes de cada região polartambém aparece nas respostas dissertativas. Ainda, alunos do ensino médio conseguem identificar alguns elementos característicos do ambiente antártico, ou seja, mesmo que seja pequena a abordagem sobre a Antártica nas escolas, os estudantes conseguem perceber alguns elementos importantes do ambiente e suas conexões. Entretanto, a importância geopolítica do Tratado Antártico e a relevância das pesquisas científicas lá elaboradas parecem passar despercebidas.Vale ressaltar que apenas um modelo foi aplicado eque não houve intervenção nenhuma com os alunos anterior ou posterior àaplicação dos mesmos. Em uma visão integrada do meio ambiente global, é essencial que o tema Antártica seja abordado de forma interdisciplinar, considerando não só aspectos físicos. Finalmente, sugere-se que o estudo seja ampliado com realização de oficinas sobre as regiões polares, investigando em qual nível de ensino o conhecimento sobre as regiões polares pode ser melhor construído. ...
Abstract
This dissertation investigates how the Brazilian elementary schoolstudents view Antarctica, as they perceive this continent covered by snow and ice, inhabited only by research scientists and support staff. The objective was to examine the existence, or not, of differences in the perception of Antarctica among students from different education scenarios(public and private), different education levels (elementary and high school) and different social classes. In order to do this, both the quantit ...
This dissertation investigates how the Brazilian elementary schoolstudents view Antarctica, as they perceive this continent covered by snow and ice, inhabited only by research scientists and support staff. The objective was to examine the existence, or not, of differences in the perception of Antarctica among students from different education scenarios(public and private), different education levels (elementary and high school) and different social classes. In order to do this, both the quantitative and the qualitative method were used to evaluate answers to a questionnaire composed of five objective questions and one essay question, applied by the research author in three state schools, two at the elementary levels in the city of Canoas, and otherat a high school in the city of Porto Alegre, in addition to a private high school in the city of Porto Alegre. Comparisons amongsocial classes, scenariosor education level did not show any relevant difference. Regarding the objective questions, high school students reached scores, on average, 20% higher than elementary school students. The answers to the essay question show that elementary school students' Antarctic imageryisfar from basic academic knowledge, being composed mainly of myths inserted by the media. High school students, on the other hand, have basic knowledge about the Antarctic relevance to the environmentand climate, especially on climate change, but are unaware of specific details about the continent and its role in the world. However, basic errors, such as indicating that the Brazilian Antarctic Station Comandante Ferraz is at the South Geographic Pole or confusing the Arctic fauna forthe Antarctic one, still persist. Misunderstandingsbetween specific characteristics of the two polar environments also appears in the essay questions. Nevertheless, high school students can identify some basic characteristicsof the Antarctic environment, and considering that very little is taught about the theme at school, students perceive some important elements of the environment and their connections. However, the geopolitical importance of the Antarctic Treaty and the relevance of the scientific research carried out there seem to go unnoticed. In an integrated view of the global environment, it is essential that the Antarctic theme is addressed in an interdisciplinary way, considering not only physical aspects. It is worth mentioning that only one model was applied and that there was no intervention with the students before and aftertheir application. In an integrated view of the global environment, it is essential that the theme of Antarctica is addressed in an interdisciplinary way, considering not only physical aspects. Finally, it is suggested that the studyshouldbe expanded with workshops on the polar regions, investigating which education level is appropriate to buildknowledge about the polar regions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Coleções
-
Ciências Exatas e da Terra (5129)Geociências (637)
Este item está licenciado na Creative Commons License