Modelo de dinâmica veicular de 14 graus de liberdade incorporando modelo semi-empírico de pneus
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Com o objetivo de avaliar a resposta de um modelo de dinâmica veicular de 14 graus de liberdade, o presente trabalho mostra os resultados de uma simulação de manobra semelhante a um teste de step steer fazendo o uso de um modelo de pneus semi-empírico para modelar as forças de contato entre pneu e asfalto. As simulações foram conduzidas variando parâmetros representativos do carro, como rigidez das molas, constantes de amortecimento e distância entre centro de gravidade da massa suspensa e eixo ...
Com o objetivo de avaliar a resposta de um modelo de dinâmica veicular de 14 graus de liberdade, o presente trabalho mostra os resultados de uma simulação de manobra semelhante a um teste de step steer fazendo o uso de um modelo de pneus semi-empírico para modelar as forças de contato entre pneu e asfalto. As simulações foram conduzidas variando parâmetros representativos do carro, como rigidez das molas, constantes de amortecimento e distância entre centro de gravidade da massa suspensa e eixo de rolagem. Os resultados mostram a variação do ângulo e velocidade de rolagem para as diferentes condições analisadas, demonstrando que o modelo é adequado para calcular as variáveis de movimento dos valores de parâmetros controlados pelo piloto, como esterçamento das rodas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
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TCC Engenharias (5996)
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