Modelo de dinâmica veicular de 14 graus de liberdade incorporando modelo semi-empírico de pneus
dc.contributor.advisor | Marczak, Rogerio Jose | pt_BR |
dc.contributor.author | Scaravelli, Leonardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-19T04:09:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/217408 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o objetivo de avaliar a resposta de um modelo de dinâmica veicular de 14 graus de liberdade, o presente trabalho mostra os resultados de uma simulação de manobra semelhante a um teste de step steer fazendo o uso de um modelo de pneus semi-empírico para modelar as forças de contato entre pneu e asfalto. As simulações foram conduzidas variando parâmetros representativos do carro, como rigidez das molas, constantes de amortecimento e distância entre centro de gravidade da massa suspensa e eixo de rolagem. Os resultados mostram a variação do ângulo e velocidade de rolagem para as diferentes condições analisadas, demonstrando que o modelo é adequado para calcular as variáveis de movimento dos valores de parâmetros controlados pelo piloto, como esterçamento das rodas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mecânica dos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Pneus | pt_BR |
dc.title | Modelo de dinâmica veicular de 14 graus de liberdade incorporando modelo semi-empírico de pneus | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001120740 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5670)