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dc.contributor.advisorMarczak, Rogerio Josept_BR
dc.contributor.authorScaravelli, Leonardopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T04:09:42Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217408pt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de avaliar a resposta de um modelo de dinâmica veicular de 14 graus de liberdade, o presente trabalho mostra os resultados de uma simulação de manobra semelhante a um teste de step steer fazendo o uso de um modelo de pneus semi-empírico para modelar as forças de contato entre pneu e asfalto. As simulações foram conduzidas variando parâmetros representativos do carro, como rigidez das molas, constantes de amortecimento e distância entre centro de gravidade da massa suspensa e eixo de rolagem. Os resultados mostram a variação do ângulo e velocidade de rolagem para as diferentes condições analisadas, demonstrando que o modelo é adequado para calcular as variáveis de movimento dos valores de parâmetros controlados pelo piloto, como esterçamento das rodas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMecânica dos sólidospt_BR
dc.subjectDinâmicapt_BR
dc.subjectPneuspt_BR
dc.titleModelo de dinâmica veicular de 14 graus de liberdade incorporando modelo semi-empírico de pneuspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120740pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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