Análise de práticas de educação alimentar e nutricional com grupos na atenção primária à saúde : uma abordagem freireana é possível?
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
INTRODUÇÃO: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) constitui uma ferramenta importante para a garantia do Direito Humano à Alimentação Saudável (DHAA), sendo uma estratégia de promoção da autonomia e empoderamento dos indivíduos em relação às suas escolhas alimentares e autocuidado. O processo de EAN pode ocorrer de duas maneiras: seguindo o modelo tradicional ou o da educação popular em saúde, o qual decorre da metodologia dialógica de Paulo Freire. OBJETIVO: Identificar como os profissionai ...
INTRODUÇÃO: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) constitui uma ferramenta importante para a garantia do Direito Humano à Alimentação Saudável (DHAA), sendo uma estratégia de promoção da autonomia e empoderamento dos indivíduos em relação às suas escolhas alimentares e autocuidado. O processo de EAN pode ocorrer de duas maneiras: seguindo o modelo tradicional ou o da educação popular em saúde, o qual decorre da metodologia dialógica de Paulo Freire. OBJETIVO: Identificar como os profissionais nutricionistas, no âmbito Atenção Primária à Saúde (APS), têm realizado ações de EAN com grupos, analisando as práticas encontradas com relação aos princípios do método freireano. METODOLOGIA: A coleta de dados ocorreu em três etapas: revisão de experiências na literatura, questionário on-line e entrevistas realizadas com profissionais nutricionistas atuantes no SUS em quinze municípios do Oeste de Santa Catarina. Os dados são analisados a partir das categorias: Diálogo, Interprofissionalidade, Autonomia e Prática Reflexiva. RESULTADOS: Na revisão da literatura foram selecionados dezenove artigos, o questionário on–line conta com quinze respondentes e foram entrevistadas quatro nutricionistas que aceitaram o convite. Os dados indicam que, apesar do uso de estratégias no sentido de melhorar a comunicação entre profissional x usuário, as práticas de EAN realizadas com grupos na APS analisadas nesta pesquisa ainda seguem um modelo tradicional de educação em saúde, e distantes da prática dialógica de Paulo Freire. CONCLUSÃO: O modelo de educação tradicional ainda é predominante e está relacionado a lacunas na formação dos profissionais, a cenários de atuação fragilizados e questões subjetivas que permeiam o trabalho dos nutricionistas. PRODUTOS TÉCNICOS: Buscam ser disparadores de reflexões para os profissionais acerca de práticas grupais dialógicas em EAN: 1) dois artigos científicos; 2) Cartilha “Rodas de conversa em EAN”; 3) Oficina Regional de EAN - para profissionais nutricionistas do SUS e comunidade acadêmica. ...
Abstract
INTRODUCTION: Food and Nutrition Education (FNE) is an important tool to guarantee the Human Right to Healthy Eating (DHAA), being a strategy to promote the autonomy and empowerment of individuals in relation to their food choices and self-care. The FNE process can occur in two ways: following the traditional model or popular health education, which stems from Paulo Freire's dialogical methodology. OBJECTIVE: To identify how nutritionists, within the scope of Primary Health Care (PHC), have per ...
INTRODUCTION: Food and Nutrition Education (FNE) is an important tool to guarantee the Human Right to Healthy Eating (DHAA), being a strategy to promote the autonomy and empowerment of individuals in relation to their food choices and self-care. The FNE process can occur in two ways: following the traditional model or popular health education, which stems from Paulo Freire's dialogical methodology. OBJECTIVE: To identify how nutritionists, within the scope of Primary Health Care (PHC), have performed FNE actions with groups, analyzing the practices found in relation to the principles of the Freirean method. METHODOLOGY: Data collection took place in three stages: review of experiences in the literature, online questionnaire and interviews with nutritionists working in the SUS in fifteen municipalities in the West of Santa Catarina. The data are analyzed from the categories: Dialogue, Interprofessionality, Autonomy and Reflective Practice. RESULTS: Nineteen articles were selected in the literature review, the online questionnaire has fifteen respondents and the interviews with four professionals who responded to the invitation. The data indicate that, despite the use of strategies to improve communication between professional x user, the practices of EAN performed with groups in PHC analyzed in this research still follow a traditional health education model, being distant from Paulo Freire's dialogical practice. CONCLUSION: The traditional education model is still prevalent and is related to gaps in the training of professionals, to fragile performance scenarios and subjective issues that permeate the work of nutritionists. TECHNICAL PRODUCTS: They seek to trigger reflections for professionals about dialogical group practices in FNE: 1) two scientifics articles; 2) “Circles of conversation in FNE” booklet; 3) FNE Regional Workshop - for SUS nutritionists and the academic community. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9085)Ensino na Saúde (135)
Este item está licenciado na Creative Commons License