Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLindner, Edson Luizpt_BR
dc.contributor.authorMahl, Cíntia Elizapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-23T04:12:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216818pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico de ações ambientais nos eixos de ensino, pesquisa e extensão em instituições de ensino superior, associadas ao consórcio das universidades comunitárias do Rio Grande do Sul - COMUNG. Conforme a Conferência de Tbilisi, ocorrida em 1977, a Educação Ambiental deve girar em torno de problemas concretos e ter um caráter interdisciplinar. Além disso, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) ressalta que a Educação Ambiental deve ser tratada em todos os níveis de ensino, de maneira formal e informal. Nesta perspectiva, para esta pesquisa foi realizada uma análise teórica, com um estudo do tipo estado da arte e uma pesquisa exploratória com abordagem tanto quantitativa quanto quantitativa, baseada em questionários aplicados via formulários Google. Na pesquisa de levantamento teórico constatou-se que existe um aumento nas pesquisas de temática ambiental em instituições de ensino superior, embora grande parte dos estudos estejam vinculado a cursos de formação que tenham relação com a temática ambiental, como biologia e engenharia ambiental, o que deixa evidente a necessidade de pesquisar a temática ambiental de forma sistêmica, integrada e ativa, em diferentes áreas de formação. Pela pesquisa realizada via formulários Google pode-se notar que existem muitas propostas de ações relacionadas às temáticas ambientais, porém muitas delas ainda são de carácter naturalista e em um desenvolvimento ainda incipiente para o atendimento total à PNEA.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aimed to carry out a diagnosis of environmental actions in the areas of teaching, research and community outreach in higher education institutions, associated with the consortium of community universities in Rio Grande do Sul - COMUNG. According to the Tbilisi Conference, held in 1977, Environmental Education must revolve around concrete problems and have an interdisciplinary character. In addition, the National Environmental Education Policy emphasizes that Environmental Education must be discussed at all levels of education, through formal and informal approaches. In this perspective, for this research a theoretical analysis was carried out, with a study a state of the art study and an exploratory research with both quantitative and quantitative approach, based on questionnaires applied via Google forms. In the theoretical survey research it was found that there is an increase in research on environmental issues in higher education institutions. However most studies are l inked to courses that are related to environmental matters, such as biology and environmental engineering, which signals the need to research the environmental theme in a systemic, integrated and active way, in different study areas. Through the research carried out via Google forms, it can be noted that there are many proposals for actions related to environmental issues, but many of them are still of a naturalistic nature and in a still incipient development for the total service to PNEA.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsórcio das Universidades Comunitárias Gaúchaspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação em saúde ambientalpt_BR
dc.subjectUniversity educationen
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectCommunity institutionen
dc.titleA educação ambiental em instituições de ensino superior associadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120891pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples