O inabitável em Alice Miceli : violência histórica do rastro da guerra
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa se propõe a realizar um estudo de caso sobre parte da poética da artista carioca contemporânea Alice Miceli. O estudo trata das séries fotográficas “Em Profundidade” (campos minados), especialmente sobre o Camboja (2014); a Colômbia (2015), a Bósnia (2016) e o vídeo 88 from 14.000(2005). As séries tratam sobre a violência política de guerras em registros de paisagens que, por vezes, podem não evocar, à primeira vista, uma situação de conflito, pois são calmas e silenciosas. Por ou ...
Esta pesquisa se propõe a realizar um estudo de caso sobre parte da poética da artista carioca contemporânea Alice Miceli. O estudo trata das séries fotográficas “Em Profundidade” (campos minados), especialmente sobre o Camboja (2014); a Colômbia (2015), a Bósnia (2016) e o vídeo 88 from 14.000(2005). As séries tratam sobre a violência política de guerras em registros de paisagens que, por vezes, podem não evocar, à primeira vista, uma situação de conflito, pois são calmas e silenciosas. Por outro lado, ao se observar os caminhos demarcados com fitas nos terrenos, percebe-se que tais paisagens causam um estranhamento e, ao aguçar mais o olhar, vê-se a palavra minas escrita em tais fitas, pois se tratam de paisagens de campos minados, cujos perigos se encontram nos subterrâneos do solo. Para tratar sobre o tema da violência, contribuem autores como Judith Butler, com Quadros de guerra; Susan Sontag, em Diante da dor dos outros; para aspectos da fotografia e do documento, André Rouillé, entre outros autores. A pesquisa apresenta ainda duas entrevistas: uma com a artista Alice Micelli e outra com o crítico de arte Luiz Camillo Osório. ...
Abstract
This research intends to make a case study about part of the poetics of contemporary carioca artist Alice Miceli. The study deals with the “In Depth (minefields)” photographic series, especially about Cambodia (2014); Colombia (2015), Bosnia (2016) and the video 88 from 14,000 (2005). The series deal with the political violence of wars in landscape records that sometimes may not evoke at first sight a situation of conflict because they are calm and silent. On the other hand, when observing the ...
This research intends to make a case study about part of the poetics of contemporary carioca artist Alice Miceli. The study deals with the “In Depth (minefields)” photographic series, especially about Cambodia (2014); Colombia (2015), Bosnia (2016) and the video 88 from 14,000 (2005). The series deal with the political violence of wars in landscape records that sometimes may not evoke at first sight a situation of conflict because they are calm and silent. On the other hand, when observing the paths marked with ribbons in the terrain, one realizes that such landscapes cause a strangeness and, when sharpening the look, one sees the word minas written in such ribbons, because they are landscapes of fields. mined, whose dangers lie underground. Contributing to the theme of violence are authors such as Judith Butler with Tables of War, Susan Sontag in Facing the Pain of Others; for aspects of photography and document, André Rouillé, among other authors. The research also presents two interviews: one with artist Alice Micelli and another with art critic Luiz Camillo Osório. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Artes Visuais (473)
Este item está licenciado na Creative Commons License