Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Niura Aparecida Legramantept_BR
dc.contributor.authorSilveira, Fernanda Antônia dapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-11T04:12:06Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216421pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe a realizar um estudo de caso sobre parte da poética da artista carioca contemporânea Alice Miceli. O estudo trata das séries fotográficas “Em Profundidade” (campos minados), especialmente sobre o Camboja (2014); a Colômbia (2015), a Bósnia (2016) e o vídeo 88 from 14.000(2005). As séries tratam sobre a violência política de guerras em registros de paisagens que, por vezes, podem não evocar, à primeira vista, uma situação de conflito, pois são calmas e silenciosas. Por outro lado, ao se observar os caminhos demarcados com fitas nos terrenos, percebe-se que tais paisagens causam um estranhamento e, ao aguçar mais o olhar, vê-se a palavra minas escrita em tais fitas, pois se tratam de paisagens de campos minados, cujos perigos se encontram nos subterrâneos do solo. Para tratar sobre o tema da violência, contribuem autores como Judith Butler, com Quadros de guerra; Susan Sontag, em Diante da dor dos outros; para aspectos da fotografia e do documento, André Rouillé, entre outros autores. A pesquisa apresenta ainda duas entrevistas: uma com a artista Alice Micelli e outra com o crítico de arte Luiz Camillo Osório.pt_BR
dc.description.abstractThis research intends to make a case study about part of the poetics of contemporary carioca artist Alice Miceli. The study deals with the “In Depth (minefields)” photographic series, especially about Cambodia (2014); Colombia (2015), Bosnia (2016) and the video 88 from 14,000 (2005). The series deal with the political violence of wars in landscape records that sometimes may not evoke at first sight a situation of conflict because they are calm and silent. On the other hand, when observing the paths marked with ribbons in the terrain, one realizes that such landscapes cause a strangeness and, when sharpening the look, one sees the word minas written in such ribbons, because they are landscapes of fields. mined, whose dangers lie underground. Contributing to the theme of violence are authors such as Judith Butler with Tables of War, Susan Sontag in Facing the Pain of Others; for aspects of photography and document, André Rouillé, among other authors. The research also presents two interviews: one with artist Alice Micelli and another with art critic Luiz Camillo Osório.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMiceli, Alice, 1980-pt_BR
dc.subjectHistorical violenceen
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectDocumenten
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectDocumentopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectLandscapeen
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectPaisagem : Artept_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.titleO inabitável em Alice Miceli : violência histórica do rastro da guerrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001114047pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples