Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGregório, José Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorRossetto, Gislaine Penhapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-05T04:26:34Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216110pt_BR
dc.description.abstractA Química, geralmente, vem sendo apresentada de forma puramente teórica e superficial, como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. Em contrapartida, estudar Química Ambiental não só permite que o aluno compreenda os fenômenos naturais, mas o ajuda a compreender o complexo mundo social que ele vive. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar como a aplicação da unidade temática sobre poluição atmosférica pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem em Química, bem como colaborar para a formação de indivíduos mais reflexivos quanto às questões ambientais. Devido aos graves e preocupantes problemas ambientais enfrentados pela sociedade atual, torna-se imprescindível a discussão da temática ambiental nas salas de aula, para que o educando desenvolva valores e atitudes que preservem o meio ambiente, possibilitando uma mudança do cenário ambiental do nosso planeta. Além do mais, a abordagem da temática em sala de aula traz diversos conceitos químicos e abre grandes possibilidades de reflexões, discussões e aprendizagens. Este trabalho foi produzido através do Programa Nacional de Mestrado em Química PROFQUI no Polo Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e pertence à linha de pesquisa LP2- Química Ambiental e energia. A pesquisa apresentada nesse trabalho se constituiu em três principais etapas: análise dos documentos da escola e entrevista com os professores focando em questões ambientais; construção de uma unidade temática com abordagem ambiental; aplicação da Unidade Temática e investigação a partir dos dados coletados. A unidade temática construída através desse trabalho tem foco na poluição atmosférica e na sua relação direta com os conteúdos de química, viabilizando dar ao aluno uma motivação maior para a aprendizagem. Além de estabelecer intrínseca relação entre o conteúdo químico e o contexto do aluno, as atividades propostas podem ser realizadas com materiais de fácil disponibilidade e com foco em estratégias pedagógicas para promoção do aprendizado ativo, visando um maior engajamento dos alunos. A operacionalização das atividades foi realizada colocando o aluno numa postura investigativa e responsável pela própria construção do seu conhecimento. O produto educacional consiste numa Unidade Temática com o tema “Poluição: um inimigo invisível”. Os dados oriundos da coleta de dados durante a aplicação do produto educacional foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o Ensino de Química foi favorecido pela abordagem da temática poluição atmosférica e pela metodologia de ensino utilizada nesta pesquisa, propiciando a discussão e reflexão de aspectos ambientais que são poucos considerados na sala de aula. Através das atividades propostas e dos momentos de discussão os alunos puderam identificar e refletir sobre as causas e consequências da poluição atmosférica e a responsabilidade que temos de preservar o meio ambiente.pt_BR
dc.description.abstractChemistry, in general, has been presented in a purely theoretical and superficial way, as something that must be memorized and that does not apply to different aspects of daily life. In contrast, studying Environmental Chemistry not only allows the student to understand natural phenomena, but helps him to understand the complex social world he lives in. Therefore, the objective of this work is to investigate how the application of the thematic unit on air pollution can contribute to the process of teaching and learning in Chemistry, as well as collaborating for the formation of more reflective individuals regarding environmental issues. Due to the serious and worrying environmental problems faced by today's society, it is essential to discuss environmental issues in classrooms, so that the student develops values and attitudes that preserve the environment, enabling a change in the environmental scenario of our planet. Furthermore, the approach to the theme in the classroom brings several chemical concepts and opens up great possibilities for reflections, discussions and learning. This work was produced through the PROFQUI National Master's Program in Chemistry at the Regional Pole of the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS and belongs to the research line LP2- Environmental Chemistry and Energy. The research presented in this work consisted of three main stages: analysis of school documents and interviews with teachers focusing on environmental issues; construction of a thematic unit with an environmental approach; application of the Thematic Unit and investigation based on the data collected. The thematic unit built through this work focuses on air pollution and its direct relationship with the contents of chemistry, making it possible to give the student a greater motivation for learning. In addition to establishing an intrinsic relationship between the chemical content and the student's context, the proposed activities can be carried out with easily available materials and focusing on pedagogical strategies to promote active learning, aiming at greater student engagement. The operationalization of activities was carried out placing the student in an investigative posture and responsible for the construction of his knowledge. The educational product consists of a Thematic Unit with the theme "Pollution: an invisible enemy". The data from the data collection during the application of the educational product were analyzed from the perspective of content analysis. The results obtained show that the teaching of chemistry was favored by the approach to the theme of atmospheric pollution and by the teaching methodology used in this research, enabling the discussion and reflection of environmental aspects that are few considered in the classroom. Through the proposed activities and moments of discussion, students were able to identify and reflect on the causes and consequences of air pollution and the responsibility we have to preserve the environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAbordagem temáticapt_BR
dc.subjectThematic approachen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectActive methodologiesen
dc.subjectPoluição atmosféricapt_BR
dc.titleUnidade temática sobre poluição atmosférica : uma estratégia baseada em metodologias ativas para o Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRaupp, Daniele Trajanopt_BR
dc.identifier.nrb001120134pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples