Intervenções urbanas com diferentes tipos de envolvimento público e privado : uma análise perceptiva de três projetos para a Orla do Guaíba
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa trata de intervenções urbanas em orla com diferentes tipos de envolvimento público e privado e como essas intervenções são percebidas pela população da cidade. Assim, embora existam distintos tipos de envolvimento público e privado possibilitados pela legislação e seu uso em intervenções urbanas já seja abordado por outros estudos, identifica-se lacunas e falta de evidências conclusivas sobre se e como esses processos influenciam os espaços gerados, especialmente na realidade bras ...
Esta pesquisa trata de intervenções urbanas em orla com diferentes tipos de envolvimento público e privado e como essas intervenções são percebidas pela população da cidade. Assim, embora existam distintos tipos de envolvimento público e privado possibilitados pela legislação e seu uso em intervenções urbanas já seja abordado por outros estudos, identifica-se lacunas e falta de evidências conclusivas sobre se e como esses processos influenciam os espaços gerados, especialmente na realidade brasileira. Desta forma, foi definido o objetivo de avaliar propostas de intervenção urbana com diferentes tipos de envolvimento público e privado, a partir da abordagem perceptiva. Especificamente, foram selecionados 3 casos de projetos para áreas da orla de Porto Alegre, que permitem avaliar projetos de 3 tipos distintos de envolvimento público e privado: o projeto para o Cais Mauá, proposto a partir de envolvimento público-privado para planejamento conjunto com relação à requalificação do Cais; o projeto do Trecho 1 da Orla, relacionado a provisão de um espaço público pelo poder público através do processo de envolvimento por contratação, e o projeto para o Pontal do Estaleiro, com envolvimento público-privado para a provisão de novo espaço público a partir do planejamento e ação do setor privado. Para atingir os objetivos, os dados foram coletados através de múltiplos métodos, tais como: a aplicação de questionários via internet, a realização de entrevistas, e observações de comportamento. Os dados provenientes dos questionários foram analisados através de frequências e do teste estatístico Kendall W e as entrevistas foram transcritas e analisadas através de frequências e significados dos aspectos mencionados. Os resultados dos três casos avaliados evidenciam que o projeto originado de um processo coordenado pelo poder público, sem o envolvimento de empresas que fariam exploração comercial no local, foi efetivo no atendimento aos desejos da população. Nesse sentido, também identificou-se limitações referentes ao uso de critérios de otimização econômica e a desconsideração da capacidade do projeto de contemplar as demandas da população a partir do envolvimento privado nos projetos de intervenção urbana. Adicionalmente, edifícios de alturas elevadas e shoppings foram avaliados de forma muito negativa, indicando que este tipo de edificação e de uso não são desejáveis para a orla de Porto Alegre. Ainda, foi identificada a preferência por uma orla com predominância de espaços livres e sem descaracterização da paisagem natural. Assim, a partir dos aspectos desejáveis e indesejáveis pelos potenciais usuários dos espaços da orla, a presente pesquisa contribui para subsidiar a elaboração de diretrizes e futuros projetos para a área do Cais Mauá e áreas adjacentes ao Trecho 1 da Orla e ao Pontal do Estaleiro. Por fim, a metodologia aplicada reforça a possibilidade de captar as aspirações das pessoas com relação aos espaços urbanos, bem como suas percepções a respeito de propostas para tais espaços, de forma que tal procedimento pode ser utilizado como subsídio para consultas públicas antes da elaboração de projetos cujos impactos sejam de interesse coletivo. ...
Abstract
This research addresses urban interventions on waterfront with different types of public and private involvement, and how these interventions are perceived by the city’s population. Thus, although there are different types of public and private involvement made possible by legislation, and which its use in urban interventions has been already addressed by other studies, gaps and lack of conclusive evidence are identified about whether and how these processes influence the spaces generated, espe ...
This research addresses urban interventions on waterfront with different types of public and private involvement, and how these interventions are perceived by the city’s population. Thus, although there are different types of public and private involvement made possible by legislation, and which its use in urban interventions has been already addressed by other studies, gaps and lack of conclusive evidence are identified about whether and how these processes influence the spaces generated, especially regarding the Brazilian reality. Therefore, the defined objective was to evaluate proposals for urban intervention with different types of public and private involvement, based on the perceptual approach. Specifically, 3 cases were selected with projects for areas on the Porto Alegre’s waterfront, which allow evaluating projects of 3 different types of public and private involvement: the project for Cais Mauá, proposed from public-private involvement for joint planning in relation to the requalification of the Cais; the project of Trecho 1 da Orla, related to the provision of public space by the public sector through the contracting process, and the project for Pontal do Estaleiro, with public-private involvement for the provision of a new public space from the private sector’s planning and action. To achieve the objectives, data were collected using multiple methods, such as: online questionnaires, interviews, and behavioral observations. The data from the questionnaires were analyzed using frequencies and the Kendall W statistical test, and the interviews were transcribed and then analyzed by frequencies and meanings of the mentioned aspects. The results of the three evaluated cases show that the project originated from a process coordinated by the government, without the involvement of companies that would do commercial exploitation on the spot, was effective in meeting the wishes of the population. Limitations were also identified regarding the use of economic optimization criteria and the disregard of the project's capacity to meet the demands of the population through private involvement in urban intervention projects. In addition, tall buildings and shopping malls were rated very negatively, indicating that this type of building and use are not desirable for the Porto Alegre’s waterfront. Still, the preference for a waterfront with predominant open spaces and without mischaracterization of the natural landscape was identified. Thus, from the desirable and undesirable aspects by potential users of the waterfront spaces, this research contributes to support the development of guidelines and future projects for the area of Cais Mauá and areas adjacent to Trecho 1 da Orla and Pontal do Estaleiro. Finally, the applied methodology reinforces the possibility of capturing people's aspirations in relation to urban spaces, as well as their perceptions regarding proposals for such spaces, so that this procedure can be used as a contribution for public consultations before the elaboration of projects whose impacts are of collective interest. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6097)
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