Programa Mulheres Mil : a educação profissional contribuindo para a redução de desigualdade social e econômica das mulheres e seu resgate social
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho teve como propósito fazer um estudo sobre o Programa Mulheres Mil. O programa visava o resgate social de mulheres em vulnerabilidade econômica e social promovendo a inclusão delas no mercado de trabalho através de cursos de qualificação profissional. Desse modo, a pesquisa buscou verificar como foi a implantação do Programa Mulheres Mil, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS, mais especialmente no Campus Porto Alegre, e como essa po ...
O presente trabalho teve como propósito fazer um estudo sobre o Programa Mulheres Mil. O programa visava o resgate social de mulheres em vulnerabilidade econômica e social promovendo a inclusão delas no mercado de trabalho através de cursos de qualificação profissional. Desse modo, a pesquisa buscou verificar como foi a implantação do Programa Mulheres Mil, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS, mais especialmente no Campus Porto Alegre, e como essa política pública voltada para a valorização da mulher, principalmente aquela que encontra-se em situação de miséria e pobreza, contribuiu na vida das alunas que frequentaram os cursos de capacitação profissional. O trabalho apresenta dados dos quantitativos de cursos, vagas, matrículas e egressos que foram ofertados no Campus Porto Alegre. Também verifica a distribuição dos recursos para a implementação dos cursos nas regiões brasileiras. E, por fim, através de entrevistas e a aplicação de um questionário, foi realizada pesquisa de campo onde se constatou o perfil das alunas e as mudanças que esses cursos proporcionaram em suas vidas. Para a análise dos resultados, foi utilizado o método de análise discursiva, onde se buscou elementos que demonstrassem as transformações ocorridas em suas vidas. ...
Abstract
The purpose of this study was to study the Thousand Women Program. The program aimed at the social rescue of women in economic and social vulnerability by promoting their inclusion in the labor market through professional qualification courses. In this way the research sought to verify the implementation of the Program Thousand Women, in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul IFRS, more especially in Campus Porto Alegre, and as this public policy focused ...
The purpose of this study was to study the Thousand Women Program. The program aimed at the social rescue of women in economic and social vulnerability by promoting their inclusion in the labor market through professional qualification courses. In this way the research sought to verify the implementation of the Program Thousand Women, in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul IFRS, more especially in Campus Porto Alegre, and as this public policy focused on the valorization of women, especially those who find themselves in a situation of poverty and poverty, contributed to the lives of the students who attended the professional training courses. The work presents data on the number of courses, vacancies, enrollments and graduates that were offered at the Porto Alegre Campus. It also verifies the distribution of resources for the implementation of the courses in the Brazilian regions. And finally, through interviews and the application of a questionnaire, a field research was carried out to verify the profile of the students and the changes that these courses have provided in their lives. For the analysis of the results was used the method of discursive analysis, where we searched for elements that demonstrate the transformations that occurred in their lives. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Collections
-
Multidisciplinary (2564)
This item is licensed under a Creative Commons License