Formação de professores, educação e psicanálise uma introdução
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Outro título
Teacher training, education and psychoanalysis : an overview
Formación de profesores, educación y psicanálisis : una introducción
Assunto
Resumo
Este texto introduz as reflexões sobre formação de professores, educação e psicanálise contidas no presente dossiê. Parte da conjuntura atual, tão desfavorável às iniciativas educacionais; mostra quem foram os pioneiros, cujos trabalhos seminais nos influenciam hoje e reitera o fundamento das profissões impossíveis estabelecidas por Freud. Em seguida, revela quatro princípios que organizam o dossiê: 1) uma formação que não reduza a educação a métodos e discursos; 2) a inclusão do sujeito do inc ...
Este texto introduz as reflexões sobre formação de professores, educação e psicanálise contidas no presente dossiê. Parte da conjuntura atual, tão desfavorável às iniciativas educacionais; mostra quem foram os pioneiros, cujos trabalhos seminais nos influenciam hoje e reitera o fundamento das profissões impossíveis estabelecidas por Freud. Em seguida, revela quatro princípios que organizam o dossiê: 1) uma formação que não reduza a educação a métodos e discursos; 2) a inclusão do sujeito do inconsciente no real da experiência educativa; 3) uma educação para além da escolarização, mas efeito de transmissão; 4) uma educação capaz de acolher os estados precários da existência. Depois de apresentar os artigos, interroga, com Lacan, o quanto “as pessoas são tomadas pela angústia quando pensam no que consiste educar”, para, então, finalizar apostando numa psicanálise voltado ao trabalho social e à cidade. ...
Abstract
This text introduces reflections on teacher training, education and psychoanalysis contained in this dossier. It startsfrom the currentscenario, extremely unfavorable to educational initiatives; it also shows who the pioneers were, whose seminal works influence us today and reiterates the foundation of the impossible professions as defined by Freud. It then reveals four principles that guide the dossier: 1) a training that does not reduce education to methods and discourses; 2) the inclusion of ...
This text introduces reflections on teacher training, education and psychoanalysis contained in this dossier. It startsfrom the currentscenario, extremely unfavorable to educational initiatives; it also shows who the pioneers were, whose seminal works influence us today and reiterates the foundation of the impossible professions as defined by Freud. It then reveals four principles that guide the dossier: 1) a training that does not reduce education to methods and discourses; 2) the inclusion of the subject of the unconscious into the reality of educational experience; 3) an education beyond schooling, but a result of transmission; and 4. an education capable of accommodating the precariousstates of existence. After presenting the articles, it posesthe question, alongside Lacan, of how "people are taken by anguish when they think about what it is to educate", and then end up encouraging psychoanalysis focused on social work and the city. ...
Resumen
Este texto introduce las reflexiones sobre formación de profesores, educación y psicoanálisis contenidas en el presente dossier. Parte de la coyuntura actual, tan desfavorable a las iniciativas educativas; muestra quiénes fueron los pioneros, cuyos trabajos seminales nos influencian hoy y reitera el fundamento de las profesiones imposibles establecidas por Freud. A continuación, revela cuatro principios que organizan el dossier: 1) una formación que no reduzca la educación a métodos y discursos ...
Este texto introduce las reflexiones sobre formación de profesores, educación y psicoanálisis contenidas en el presente dossier. Parte de la coyuntura actual, tan desfavorable a las iniciativas educativas; muestra quiénes fueron los pioneros, cuyos trabajos seminales nos influencian hoy y reitera el fundamento de las profesiones imposibles establecidas por Freud. A continuación, revela cuatro principios que organizan el dossier: 1) una formación que no reduzca la educación a métodos y discursos; 2) la inclusión del sujeto del inconsciente en el real de la experiencia educativa; 3) una educación más allá de la escolarización, pero efecto de transmisión; 4) una educación capaz de acoger a los estados precarios de la existencia. Después de presentar los artículos, interroga, con Lacan, lo cuánto "las personas son tomadas por la angustia cuando piensan en lo que consiste a educar", para entonces finalizar apostando en un psicoanálisis dirigido al trabajo social y a la ciudad. ...
Contido em
ETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 21, n.2 (abr./jun. 2019), p. 288-296.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)
Este item está licenciado na Creative Commons License