Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.contributor.authorPereira, Marcelo Ricardopt_BR
dc.contributor.authorMoschen, Simone Zanonpt_BR
dc.date.accessioned2020-10-23T04:10:02Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1676-2592pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214383pt_BR
dc.description.abstractEste texto introduz as reflexões sobre formação de professores, educação e psicanálise contidas no presente dossiê. Parte da conjuntura atual, tão desfavorável às iniciativas educacionais; mostra quem foram os pioneiros, cujos trabalhos seminais nos influenciam hoje e reitera o fundamento das profissões impossíveis estabelecidas por Freud. Em seguida, revela quatro princípios que organizam o dossiê: 1) uma formação que não reduza a educação a métodos e discursos; 2) a inclusão do sujeito do inconsciente no real da experiência educativa; 3) uma educação para além da escolarização, mas efeito de transmissão; 4) uma educação capaz de acolher os estados precários da existência. Depois de apresentar os artigos, interroga, com Lacan, o quanto “as pessoas são tomadas pela angústia quando pensam no que consiste educar”, para, então, finalizar apostando numa psicanálise voltado ao trabalho social e à cidade.pt_BR
dc.description.abstractThis text introduces reflections on teacher training, education and psychoanalysis contained in this dossier. It startsfrom the currentscenario, extremely unfavorable to educational initiatives; it also shows who the pioneers were, whose seminal works influence us today and reiterates the foundation of the impossible professions as defined by Freud. It then reveals four principles that guide the dossier: 1) a training that does not reduce education to methods and discourses; 2) the inclusion of the subject of the unconscious into the reality of educational experience; 3) an education beyond schooling, but a result of transmission; and 4. an education capable of accommodating the precariousstates of existence. After presenting the articles, it posesthe question, alongside Lacan, of how "people are taken by anguish when they think about what it is to educate", and then end up encouraging psychoanalysis focused on social work and the city.en
dc.description.abstractEste texto introduce las reflexiones sobre formación de profesores, educación y psicoanálisis contenidas en el presente dossier. Parte de la coyuntura actual, tan desfavorable a las iniciativas educativas; muestra quiénes fueron los pioneros, cuyos trabajos seminales nos influencian hoy y reitera el fundamento de las profesiones imposibles establecidas por Freud. A continuación, revela cuatro principios que organizan el dossier: 1) una formación que no reduzca la educación a métodos y discursos; 2) la inclusión del sujeto del inconsciente en el real de la experiencia educativa; 3) una educación más allá de la escolarización, pero efecto de transmisión; 4) una educación capaz de acoger a los estados precarios de la existencia. Después de presentar los artículos, interroga, con Lacan, lo cuánto "las personas son tomadas por la angustia cuando piensan en lo que consiste a educar", para entonces finalizar apostando en un psicoanálisis dirigido al trabajo social y a la ciudad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 21, n.2 (abr./jun. 2019), p. 288-296.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectPsicoanálisises
dc.titleFormação de professores, educação e psicanálise uma introduçãopt_BR
dc.title.alternativeTeacher training, education and psychoanalysis : an overviewen
dc.title.alternativeFormación de profesores, educación y psicanálisis : una introducciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118163pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples