Entre o visível e o invisível : a branquitude e as relações raciais nos conteúdos curriculares de ensino de história
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo aborda a relação entre o conceito de branquitude e o processo de estruturação dos conteúdos curriculares de História, bem como a forma que os estudantes das turmas de 7º, 8º e 9º anos das escolas EEEF Otávio Mangabeira e EEEF Pedro Sirângelo compreendem e localizam o conceito de branquitude. Este conceito foi apresentado e analisado a partir de ferramentas didático pedagógicas utilizadas diariamente como o livro didático, das coleções adotados no período entre 2015 a 2019, assim com ...
Este estudo aborda a relação entre o conceito de branquitude e o processo de estruturação dos conteúdos curriculares de História, bem como a forma que os estudantes das turmas de 7º, 8º e 9º anos das escolas EEEF Otávio Mangabeira e EEEF Pedro Sirângelo compreendem e localizam o conceito de branquitude. Este conceito foi apresentado e analisado a partir de ferramentas didático pedagógicas utilizadas diariamente como o livro didático, das coleções adotados no período entre 2015 a 2019, assim como textos e imagens. Estas ferramentas foram utilizadas para a elaboração de sequências didáticas pedagógicas, a fim de localizar e identificar o conceito de branquitude e sua influência nas leituras que os estudantes estabelecem das relações raciais presentes na disciplina de História e através da Educação das Relações Étnico Raciais (ERER). Os dados deste estudo foram apresentados de forma quanti/qualitativas, com a finalidade de deixar demonstrado de forma direta e objetiva a compreensão dos estudantes sobre os elementos que estão presentes no conceito de branquitude. Problematizar o currículo de História e a ERER, a partir do conceito de branquitude, potencializou a discussão com os estudantes das questões raciais, tanto na disciplina de História, quanto na realidade diária dos estudantes pretos, pardos e brancos das escolas analisadas, produziu mudanças significativas nas abordagens diárias da temática racial, por parte desse professor-pesquisador e também em grande parte da comunidade escolar de ambas as escolas. ...
Abstract
This study addresses the relationship between the concept of whiteness and the structuring process of the curricular contents of History, as well as the way that students in the 7th, 8th and 9th grade classes at EEEF schools Otávio Mangabeira and EEEF Pedro Sirângelo understand and locate the whiteness concept. This concept was presented and analyzed from pedagogical didactic tools used daily as the textbook, from the collections adopted in the period between 2015 to 2019, as well as texts and ...
This study addresses the relationship between the concept of whiteness and the structuring process of the curricular contents of History, as well as the way that students in the 7th, 8th and 9th grade classes at EEEF schools Otávio Mangabeira and EEEF Pedro Sirângelo understand and locate the whiteness concept. This concept was presented and analyzed from pedagogical didactic tools used daily as the textbook, from the collections adopted in the period between 2015 to 2019, as well as texts and images. These tools were used for the elaboration of pedagogical didactic sequences, in order to locate and identify the concept of whiteness and its influence on the readings that students establish of the racial relations present in the discipline of History and through the Education of Ethnic Racial Relations (ERER) . The data of this study were presented in a quanti / qualitative way, with the purpose of showing the students' understanding of the elements that are present in the concept of whiteness directly and objectively. Questioning the History curriculum and the ERER, based on the concept of whiteness, enhanced the discussion with students of racial issues, both in the discipline of History and in the daily reality of black, brown and white students from the schools analyzed, produced significant changes in the daily approaches of the racial theme, by this teacher-researcher and also in a large part of the school community of both schools. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Ensino de História (59)
Este item está licenciado na Creative Commons License