A nova celebridade e o processo de celebrização de influenciadores digitais na mídia social Instagram : o caso Camila Coelho
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Os estudos culturais sobre celebridade e cultura de massas evidenciam que a noção de celebridade está presente há séculos no imaginário social. Seu conceito cristalizou-se com o nascimento da sociedade moderna e fortaleceu-se no interior da sociedade industrial. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a ampliação de acesso a diferentes mídias sociais, surgiram novas possibilidades de participação e visibilidade midiática que trouxeram à tona uma nova categoria no campo da celebridade: a webce ...
Os estudos culturais sobre celebridade e cultura de massas evidenciam que a noção de celebridade está presente há séculos no imaginário social. Seu conceito cristalizou-se com o nascimento da sociedade moderna e fortaleceu-se no interior da sociedade industrial. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a ampliação de acesso a diferentes mídias sociais, surgiram novas possibilidades de participação e visibilidade midiática que trouxeram à tona uma nova categoria no campo da celebridade: a webcelebridade. Sendo assim, o fenômeno cultural parece ter atingido seu topo nos dias atuais, sobretudo com a presença dos influenciadores digitais. Isto posto, o presente estudo pretende analisar como se realiza o processo de celebrização de atores sociais que adquiriram o status de celebridade em função da visibilidade proporcionada pelas mídias sociais. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso de uma influenciadora digital de moda, beleza e estilo de vida na plataforma Instagram. O estudo consiste na análise de conteúdo de uma amostra de oitenta e quatro fotografias coletadas no perfil, referentes à produção dos anos de 2012 a 2018. Como resultado, a investigação demonstrou que o processo de celebrização de influenciadores digitais está inicialmente associado às estratégias de visibilidade dos atores sociais de forma autônoma e amadora, mas parece ser necessário apresentar algum atributo diferenciador que estimule o interesse da audiência. A plataforma de rede social Instagram, neste processo, mostrou-se como o principal meio de manutenção da celebridade adquirida destes indivíduos, mas não como o fator determinante. As mídias tradicionais, no entanto, ainda exercem grande influência na promoção da celebrização de atores sociais, mesmo sendo oriundos das mídias sociais. ...
Abstract
Os estudos culturais sobre celebridade e cultura de massas evidenciam que a noção de celebridade está presente há séculos no imaginário social. Seu conceito cristalizou-se com o nascimento da sociedade moderna e fortaleceu-se no interior da sociedade industrial. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a ampliação de acesso a diferentes mídias sociais, surgiram novas possibilidades de participação e visibilidade midiática que trouxeram à tona uma nova categoria no campo da celebridade: a webce ...
Os estudos culturais sobre celebridade e cultura de massas evidenciam que a noção de celebridade está presente há séculos no imaginário social. Seu conceito cristalizou-se com o nascimento da sociedade moderna e fortaleceu-se no interior da sociedade industrial. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a ampliação de acesso a diferentes mídias sociais, surgiram novas possibilidades de participação e visibilidade midiática que trouxeram à tona uma nova categoria no campo da celebridade: a webcelebridade. Sendo assim, o fenômeno cultural parece ter atingido seu topo nos dias atuais, sobretudo com a presença dos influenciadores digitais. Isto posto, o presente estudo pretende analisar como se realiza o processo de celebrização de atores sociais que adquiriram o status de celebridade em função da visibilidade proporcionada pelas mídias sociais. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso de uma influenciadora digital de moda, beleza e estilo de vida na plataforma Instagram. O estudo consiste na análise de conteúdo de uma amostra de oitenta e quatro fotografias coletadas no perfil, referentes à produção dos anos de 2012 a 2018. Como resultado, a investigação demonstrou que o processo de celebrização de influenciadores digitais está inicialmente associado às estratégias de visibilidade dos atores sociais de forma autônoma e amadora, mas parece ser necessário apresentar algum atributo diferenciador que estimule o interesse da audiência. A plataforma de rede social Instagram, neste processo, mostrou-se como o principal meio de manutenção da celebridade adquirida destes indivíduos, mas não como o fator determinante. As mídias tradicionais, no entanto, ainda exercem grande influência na promoção da celebrização de atores sociais, mesmo sendo oriundos das mídias sociais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Sociologia (547)
Este item está licenciado na Creative Commons License