Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLoguercio, Rochele de Quadrospt_BR
dc.contributor.authorSouza, Juliana Boanovapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-19T03:39:17Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212979pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo investigar e problematizar como o processo de generificação da Matemática está sendo produzido nos discursos das professoras de Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul. Para isso, percorro quatro caminhos da pesquisa: primeiramente mostro como foi dada históricamente a contrução da inferioridade feminina, e como essa inferioridade está imbricada com questões biológicas; o segundo caminho baseia-se em uma análise de periódicos onde constato a inexistência de trabalhos que abordem juntamente a Matemática e o gênero; terceiro, analiso as falas do grupo focal, onde relato a invisibilidade de questões de gênero nos discursos das docêntes; e, por fim, faço uma análise documental no documento da UNESCO intitulado “Decifrar o código”, que relata como está sendo a inserção das mulheres nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática ao redor do mundo. Nesta pesquisa de cunho pós crítico, utilizamos o gênero como categoria de análise, e abordamos questões que surgiram do grupo focal como a verdade da Matemática, o erro na Matemática e o perfil dos estudantes ingressantes em Licenciatura em Matemática no Brasil. Na análise dos discursos das Licenciadas, percebi a invisibilidade do gênero presente nas questões abordadas, o que legitima que a inserção das mulheres na Matemática pode ser vista como uma migração do privado para o público. Considero que há um processo histórico de produção de discursos sobre a inferioridade feminina que de diferentes formas, em diferentes tempos, com diferentes práticas interditou a presença das mulheres em lugares de saber poder e, assim, a possibilidade destas mostrarem o quão inconcebível é a diferenciação desigual das capacidades intelectuais baseadas no sexo, ou no gênero. Por conseguinte, esse processo segue sendo invisibilizado e as mulheres seguem afirmando o padrão masculino e também reforçando o perfil Matemático, sendo ele visto como neutro, puro e verdadeiro.pt_BR
dc.description.abstractThis master’s degree thesis aims to investigate and problematize how the Mathematics genification process is being introduced in Mathematics teachers’ speech in a university from Rio Grande do Sul. In order to do so, it was chosen to go through four research stages: firstly, it was shown how the construction of the feminine inferiority happened, as well as how this inferiority is imbricated into biological issues; the second stage is based on an analysis of periodicals, in which a non-existence of projects approaching Mathematics alongside with gender was verified; thirdly, the focus group’s speeches were analyzed, revealing the invisibility of gender issues in the teachers’ discourse; and, lastly, a documental analysis of the UNESCO’s document entitled “Decifrar o código”, which reports on how the introduction of women in the fields of Science, Technologies, Mathematics and Engineerings throughout the world is going, was run. In this post-critical-nature research, gender is used as an analysis category, approaching issues which rose from the focus group, such as the Mathematics’s truth, the error in the Mathematics, and beginner students’ profile in Mathematics teaching-degree-courses in Brazil. In the analyses of the graduated teachers, it was possible to perceive the gender invisibility in the approached topics, thus legitimizing that women’s insertion in the Mathematics field can be seen as a migration from the private to the public initiative. It is considered that there is a historical process in the discourse productions on feminine inferiority, which, in different ways, during different times, through different practices, has interdicted women’s presence in places of knowledge, power and, in this way, how inconceivable the unequal differentiation of the intellectual capacities, based on sex and gender, actually is. Therefore, this process continues to be invisibilized and women continue to affirm the male pattern and also reinforce the Mathematician profile, seen as neutral, pure and truthful.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectWomen in mathematicsen
dc.subjectGenderen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFeminismen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.titleA invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001117098pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples