Show simple item record

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorSibemberg, Lucas Sivieropt_BR
dc.date.accessioned2020-08-14T03:40:25Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212899pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio. Essa pesquisa foi realizada com uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do estado do Rio Grande do Sul. A sequência didática apoiou-se em dez tarefas, distribuídas em seis encontros, em que foi solicitado que os alunos explorassem e construíssem as projeções ortogonais dos mais variados objetos (pontos, retas, sólidos, movimentos, etc.). Os dados coletados foram analisados sob os estudos de Gutiérrez (1996) envolvendo visualização espacial, habilidades espaciais e geometria dinâmica. Concluímos que o GeoGebra contribuiu para o desenvolvimento das habilidades espaciais de alguns alunos e, principalmente, para a construção de situações onde a projeção ortogonal é solicitada. E, também, acreditamos que há uma necessidade dos alunos explorarem construções com projeção ortogonal antes de se aventurarem em construí-las. A geometria dinâmica foi importante para que os alunos verificassem situações não triviais que aparentam ser.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze how the dynamic software GeoGebra 3D can enhance the understanding of orthogonal projection in high school. This research was carried out with a class of the second year of high school of a school of the state network of the state of Rio Grande do Sul. The didactic sequence was based on ten tasks, distributed in six meetings, in which the students were asked to explore and build orthogonal projections of the most varied objects (points, lines, solids, movements, etc.). The collected data were analyzed under the studies of Gutiérrez (1996) involving spatial visualization, spatial abilities and dynamic geometry. We conclude that GeoGebra contributed to the development of some students spatial skills and, mainly, to the construction of situations where orthogonal projection is required. Also, we believe there is a need for students to explore orthogonal projected buildings before venturing to build them. Dynamic geometry was important for students to verify nontrivial situations that appear to be.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino da matematicapt_BR
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.titleGeogebra 3D no ensino médio : uma possibilidade para a aprendizagem de projeção ortogonalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116446pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record