Atividades sobre funções em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo na educação popular com oportunidades de raciocínio-e-prova
dc.contributor.advisor | Silva, Rodrigo Sychocki da | pt_BR |
dc.contributor.author | Franzen, Thor | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-12T03:35:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/212838 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa está inserida na tendência do uso de mídias digitais e tecnologias da comunicação no ensino de Matemática. O seu objetivo geral é investigar as potencialidades e os desafios trazidos por uma atividade desenvolvida pelo autor e disponibilizada em um ambiente virtual de aprendizagem no que diz respeito ao processo de Raciocínio-e-Prova e a intradisciplinaridade matemática. Apoiado na educação popular e na teoria dos registros semióticos, o trabalho faz um estudo de caso de uma atividade realizada no laboratório de informática com uma turma do pré-vestibular popular Dandara dos Palmares e tem metodologia exploratória e híbrida entre qualitativa e quantitativa. Utilizando a plataforma online GeoGebraGroups, a pesquisa apresenta evidências de que o trabalho com o computador pode facilitar as etapas do raciocínio dedutivo matemático, bem como a conversão entre os registros cognitivos dos alunos sobre o objeto matemático em questão, as funções. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research is inserted in the tendency of the use of digital media and comunication technology in Mathematics teaching. It’s general objective is to investigate the potencialities and challenges that come from an activity developed by the author and posted in a virtual learning environment refering to the process of Reasoning-and-Proof and the mathematical intradisciplinarity. Based on popular education and the theory of semiotical registers, the work is about a case study of an activity that took place in an informatics lab with a group of students from Dandara dos Palmares, and have na exploratory methodology hibrid between qualitative and quantitative. By utilizing the online platform GeoGebraGroups, this research presents evidence that the work with computer can facilitate the process of mathematical reasoning and the conversion between the student’s cognitive registers about the selected mathematical object, the functions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.subject | Funcoes | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Atividades sobre funções em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo na educação popular com oportunidades de raciocínio-e-prova | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001116488 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License