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dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorFranzen, Thorpt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T03:35:48Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212838pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa está inserida na tendência do uso de mídias digitais e tecnologias da comunicação no ensino de Matemática. O seu objetivo geral é investigar as potencialidades e os desafios trazidos por uma atividade desenvolvida pelo autor e disponibilizada em um ambiente virtual de aprendizagem no que diz respeito ao processo de Raciocínio-e-Prova e a intradisciplinaridade matemática. Apoiado na educação popular e na teoria dos registros semióticos, o trabalho faz um estudo de caso de uma atividade realizada no laboratório de informática com uma turma do pré-vestibular popular Dandara dos Palmares e tem metodologia exploratória e híbrida entre qualitativa e quantitativa. Utilizando a plataforma online GeoGebraGroups, a pesquisa apresenta evidências de que o trabalho com o computador pode facilitar as etapas do raciocínio dedutivo matemático, bem como a conversão entre os registros cognitivos dos alunos sobre o objeto matemático em questão, as funções.pt_BR
dc.description.abstractThe present research is inserted in the tendency of the use of digital media and comunication technology in Mathematics teaching. It’s general objective is to investigate the potencialities and challenges that come from an activity developed by the author and posted in a virtual learning environment refering to the process of Reasoning-and-Proof and the mathematical intradisciplinarity. Based on popular education and the theory of semiotical registers, the work is about a case study of an activity that took place in an informatics lab with a group of students from Dandara dos Palmares, and have na exploratory methodology hibrid between qualitative and quantitative. By utilizing the online platform GeoGebraGroups, this research presents evidence that the work with computer can facilitate the process of mathematical reasoning and the conversion between the student’s cognitive registers about the selected mathematical object, the functions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectFuncoespt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.titleAtividades sobre funções em ambientes virtuais de aprendizagem : um estudo na educação popular com oportunidades de raciocínio-e-provapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116488pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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