Potencialidades do GrafEq no estudo da função Afim
Fecha
2019Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
A finalidade deste Trabalho de Conclusão de Curso é pesquisar as potencialidades do GrafEq para o ensino da função afim. Foi motivado pela experiência pessoal do autor em sua escolarização e graduação. Sob a perspectiva de Raymond Duval e sua Teoria dos Registros de Representação Semiótica, uma sequência didática foi planejada buscando trabalhar com os diferentes sistemas de representação encontrados na matemática, em especial, na função afim. Para observar as potencialidades do software no est ...
A finalidade deste Trabalho de Conclusão de Curso é pesquisar as potencialidades do GrafEq para o ensino da função afim. Foi motivado pela experiência pessoal do autor em sua escolarização e graduação. Sob a perspectiva de Raymond Duval e sua Teoria dos Registros de Representação Semiótica, uma sequência didática foi planejada buscando trabalhar com os diferentes sistemas de representação encontrados na matemática, em especial, na função afim. Para observar as potencialidades do software no estudo da função afim, a sequência didática foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio em um instituto estadual público. A pesquisa apontou que utilizar o GrafEq no estudo da função afim pode auxiliar na aprendizagem, promovendo as conversões de registros descritas por Duval e que a proposta pode ser integrada às aulas de Matemática do Ensino Básico. ...
Abstract
The purpose of this study is to research the potentialities of the GrafEq for the teaching of linear functions. It was motivated by the author's personal experience in his schooling and undergraduate degree. Under the perspective of Raymond Duval and his Theory of Registers of Semiotic Representation, a didactic sequence was planned seeking to work with the different systems of representation found in mathematics, especially in linear functions. To observe how the software works in the study of ...
The purpose of this study is to research the potentialities of the GrafEq for the teaching of linear functions. It was motivated by the author's personal experience in his schooling and undergraduate degree. Under the perspective of Raymond Duval and his Theory of Registers of Semiotic Representation, a didactic sequence was planned seeking to work with the different systems of representation found in mathematics, especially in linear functions. To observe how the software works in the study of functions, the didactic sequence was applied with a third year high school class in a public state institute. The research pointed out that using GrafEq in the study of the affine function can help in learning, promoting the conversions of registers described by Duval and that the proposal can be integrated into basic school mathematics classes. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Matemática (389)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License