Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorFerreira, João Vitor Garcezpt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T03:35:42Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212827pt_BR
dc.description.abstractA finalidade deste Trabalho de Conclusão de Curso é pesquisar as potencialidades do GrafEq para o ensino da função afim. Foi motivado pela experiência pessoal do autor em sua escolarização e graduação. Sob a perspectiva de Raymond Duval e sua Teoria dos Registros de Representação Semiótica, uma sequência didática foi planejada buscando trabalhar com os diferentes sistemas de representação encontrados na matemática, em especial, na função afim. Para observar as potencialidades do software no estudo da função afim, a sequência didática foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio em um instituto estadual público. A pesquisa apontou que utilizar o GrafEq no estudo da função afim pode auxiliar na aprendizagem, promovendo as conversões de registros descritas por Duval e que a proposta pode ser integrada às aulas de Matemática do Ensino Básico.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to research the potentialities of the GrafEq for the teaching of linear functions. It was motivated by the author's personal experience in his schooling and undergraduate degree. Under the perspective of Raymond Duval and his Theory of Registers of Semiotic Representation, a didactic sequence was planned seeking to work with the different systems of representation found in mathematics, especially in linear functions. To observe how the software works in the study of functions, the didactic sequence was applied with a third year high school class in a public state institute. The research pointed out that using GrafEq in the study of the affine function can help in learning, promoting the conversions of registers described by Duval and that the proposal can be integrated into basic school mathematics classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRepresentação semióticapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titlePotencialidades do GrafEq no estudo da função Afimpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116440pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples