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dc.contributor.advisorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.contributor.authorRamos, Luciana Dominguespt_BR
dc.date.accessioned2020-07-21T03:35:57Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212226pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como principal objetivo investigar sobre a potência dos espaços estabelecidos pela educação às construções dos educandos sob um viés pedagógico de uso das mídias e dispositivos tecnológicos como suporte à aprendizagem em um contexto de Cultura Digital e convergência transmidiática. A abordagem metodológica é de caráter múltiplo, aliando métodos quantitativo e qualitativo, e cada recorte específico do estudo contou com uma abordagem metodológica distinta. Inicialmente, foi realizada pesquisa da produção acadêmica de diversos autores e estudiosos da Cultura Digital e da educação, com a qual foi possível delinear um relevante arcabouço teórico que revelou a pertinência de conceitos como conhecimento científico, inteligência conectiva, cultura da convergência, narrativa e atratores. Esse levantamento possibilitou a etapa seguinte, que mapeou propostas pedagógicas escolares para o uso da tecnologia na ação pedagógica. Através de uma metodologia de análise de conteúdo destes documentos, buscou-se identificar projetos que considerassem a amplitude de um trabalho pedagógico em cenário de Cultura Digital. A partir disso, foi possível selecionar e analisar produções digitais escolares, estabelecendo aproximações conceituais. A singularidade do estudo não se estabelece pela discussão sobre a importância das diferentes tecnologias e linguagens na e para a educação, mas às possibilidades e potências de um processo de convergência de todos estes elementos em múltiplas estruturas narrativas, visto que a Cultura Digital possibilita este status multifacetado. A pesquisa permite afirmar que estratégias como convergência de suportes, diferentes modalidades de linguagem e a narrativa transmídia se apresentam e se configuram potentes, oferecendo os benefícios da colaboração e do compartilhamento, promovendo a autoria e o protagonismo de todos os envolvidos nos processos de construção do conhecimento e incrementando a formação dos indivíduos na sua relação com a informação e a comunicação, algo profundamente necessário em contexto de Cultura Digital. Por fim, o estudo aponta elementos de possível interesse acadêmico para a ampliação das discussões acerca desta temática.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this study was to investigate the potential of the spaces provided by educational institutes for students when they use pedagogically media and other technological devices as supports for learning in a contexto of Digital Culture and transmedia convergence. The methodology has multiple character, joining quantitative and qualitative methods, and each study outline was analyzed by a different methodological approach. At first, an analysis of the academic production of several scholars that study Digital Culture and education was carried out, which enabled the possibility to outline a relevant theoretical framework that revealed the importance of concepts such as scientific knowledge, connective intelligence, convergence culture, storytelling and attractors. This survey enabled the next step, which mapped the school pedagogical proposals to use the technology in pedagogical actions. A methodology of content analysis of these documents was applied to identify projects that considered the extent of a pedagogical work in Digital Culture scenario. It was possible then to select and analyze school digital productions, establishing conceptual connections. The uniqueness of the study is not determined by the discussion about the importance of different technologies and languages in and for education, but by the possibilities and powers of a convergence process of all these elements in multiple storytelling structures, because Digital Culture enables this multifaceted status. This research made it possible to claim that strategies such as support convergence, different language modalities and transmedia storytelling appear and shape as powerful, offering the benefits of collaboration and sharing, promoting authorship and protagonism of all people involved in the process of knowledge construction and adding to individuals’ background in their relationship with information and communication, something deeply necessary in a Digital Culture context. Finally, this study points out elements that may be of academic interest to broaden discussions about this theme.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectDigital cultureen
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectTransmedia storytellingen
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.titleDo caderno para o mundo : a visibilidade do conhecimento científico escolar na potência das narrativas transmídiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116359pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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