Pedagogia da alternância : um estudo sobre as Escolas Família Agrícola do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo versa sobre o processo de ampliação das Escolas Família Agrícola (EFAs) no estado do Rio Grande do Sul (RS). No RS, a partir do ano de 2010, as EFAs têm passado por um processo de expansão. O estado conta atualmente com quatro escolas neste formato, vinculadas aos preceitos da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, com ampla participação da comunidade, envolvendo famílias de estudantes, de egressos, o poder público, entidades regionais e os agricultores dos municípios onde ...
Este estudo versa sobre o processo de ampliação das Escolas Família Agrícola (EFAs) no estado do Rio Grande do Sul (RS). No RS, a partir do ano de 2010, as EFAs têm passado por um processo de expansão. O estado conta atualmente com quatro escolas neste formato, vinculadas aos preceitos da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, com ampla participação da comunidade, envolvendo famílias de estudantes, de egressos, o poder público, entidades regionais e os agricultores dos municípios onde se localizam. Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo deste trabalho consiste em descrever a trajetória histórica da Educação do Campo, da Pedagogia da Alternância e da legislação competente, Além disso, pretende avaliar a sua influência no processo de ampliação e organização das EFAs no RS atualmente. Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa foi realizada em duas etapas: o estudo exploratório e a pesquisa de campo. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores pedagógicos e monitores das EFAs. Os resultados demonstram que experiências bem sucedidas com a Pedagogia da Alternância estão diretamente ligadas a participação da comunidade e dos movimentos sociais do campo. De um modo geral, dentre outros fatores, foi possível compreender que no RS a legislação específica também beneficiou o processo de ampliação do número de EFAs, através de ações conjuntas com o Comitê Estadual de Educação do Campo. ...
Abstract
This study refers to the Family Farm Schools (FFS) expansion process in Rio Grande do Sul (RS). In RS, since 2010, the FFSs have undergone an expansion process. Currently, the state has four schools with this format, linked to the precepts of Field Education and Alternancy Pedagogy, with community participation, involving student’s families, ex-students, public authorities, regional foundations and farmers at the cities where the schools are located. To answer to the research problem, the objec ...
This study refers to the Family Farm Schools (FFS) expansion process in Rio Grande do Sul (RS). In RS, since 2010, the FFSs have undergone an expansion process. Currently, the state has four schools with this format, linked to the precepts of Field Education and Alternancy Pedagogy, with community participation, involving student’s families, ex-students, public authorities, regional foundations and farmers at the cities where the schools are located. To answer to the research problem, the objective of this work is to describe the Field Education historical trajectory, of the Alternancy Pedagogy and the relevant law about it. Besides that, aims to evaluate its influence in the process of FFSs expansion and organisation in RS nowadays. To reach the proposed objective, the research was carried out in two stages: the exploratory study and the field research. The data collection was realised with semi-structured interviews with the pedagogical coordinators and the FFSs monitors. The results demonstrate that successful experiences with the Alternancy Pedagogy are directly linked to the participation of the community and the social field movements. Generally speaking, among other factors, with this research it was possible to understand that specific legislation in RS benefited the process of increasing the number of FFSs, through joint actions with the Field Education State Committee. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)Desenvolvimento Rural (538)
Este item está licenciado na Creative Commons License