Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchultz, Glaucopt_BR
dc.contributor.authorNetto, Daianept_BR
dc.date.accessioned2020-07-21T03:35:43Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212191pt_BR
dc.description.abstractEste estudo versa sobre o processo de ampliação das Escolas Família Agrícola (EFAs) no estado do Rio Grande do Sul (RS). No RS, a partir do ano de 2010, as EFAs têm passado por um processo de expansão. O estado conta atualmente com quatro escolas neste formato, vinculadas aos preceitos da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, com ampla participação da comunidade, envolvendo famílias de estudantes, de egressos, o poder público, entidades regionais e os agricultores dos municípios onde se localizam. Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo deste trabalho consiste em descrever a trajetória histórica da Educação do Campo, da Pedagogia da Alternância e da legislação competente, Além disso, pretende avaliar a sua influência no processo de ampliação e organização das EFAs no RS atualmente. Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa foi realizada em duas etapas: o estudo exploratório e a pesquisa de campo. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores pedagógicos e monitores das EFAs. Os resultados demonstram que experiências bem sucedidas com a Pedagogia da Alternância estão diretamente ligadas a participação da comunidade e dos movimentos sociais do campo. De um modo geral, dentre outros fatores, foi possível compreender que no RS a legislação específica também beneficiou o processo de ampliação do número de EFAs, através de ações conjuntas com o Comitê Estadual de Educação do Campo.pt_BR
dc.description.abstractThis study refers to the Family Farm Schools (FFS) expansion process in Rio Grande do Sul (RS). In RS, since 2010, the FFSs have undergone an expansion process. Currently, the state has four schools with this format, linked to the precepts of Field Education and Alternancy Pedagogy, with community participation, involving student’s families, ex-students, public authorities, regional foundations and farmers at the cities where the schools are located. To answer to the research problem, the objective of this work is to describe the Field Education historical trajectory, of the Alternancy Pedagogy and the relevant law about it. Besides that, aims to evaluate its influence in the process of FFSs expansion and organisation in RS nowadays. To reach the proposed objective, the research was carried out in two stages: the exploratory study and the field research. The data collection was realised with semi-structured interviews with the pedagogical coordinators and the FFSs monitors. The results demonstrate that successful experiences with the Alternancy Pedagogy are directly linked to the participation of the community and the social field movements. Generally speaking, among other factors, with this research it was possible to understand that specific legislation in RS benefited the process of increasing the number of FFSs, through joint actions with the Field Education State Committee.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectField Educationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlternancy pedagogyen
dc.subjectAgriculturapt_BR
dc.subjectFamily Farm Schoollen
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titlePedagogia da alternância : um estudo sobre as Escolas Família Agrícola do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115890pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples