Pensamento e Devir : um caminhar pelo trajeto formativo de professoras de química
dc.contributor.advisor | Ferreira, Maira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Viviane Maciel da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-21T03:35:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/212179 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como o objetivo capturar modos de aprender em meio às experiências que englobam a formação de professoras de Química. Do acompanhar as licenciandas do IFSUL-CaVG durante os quatro estágios curriculares, buscou-se saber sobre o ser-professor em relação a si e aos outros, no viés da filosofia da diferença. Deleuze e Guattari (2010) dizem que a ciência não se importa de saber desde quando algo existe, mas que o acontecimento tem na filosofia uma melhor compreensão de como este algo se desdobra para que o pensamento produzira diferença. Partiu-se do conceito que há modos de Devir-professor e face a isto, em que movimentos o Devir se dá. Fez-se o acompanhamento de oito licenciandas em quatro estágios e três oficinas de escrita. No primeiro momento, a análise dos documentos do curso de licenciatura, que enquanto campo da pesquisa, poderia estender as linhas que comporiam o rizoma do percurso, pelo modo como olha para o licenciando. Em segundo momento foram feitas entrevistas e observações, a partir de um manejo cartográfico, dos estágios por quatro semestres, semanalmente o grupo se reunia para discutir preparo de aulas, proposição e percepções em relação as atividades (PASSOS, KASTRUP, ESCÓSSIA, 2012). Em composição cartográfica as licenciadas participaram de três oficinas de escrita: grupo, ser-acadêmico, ser-professor. O estudo demonstrou que modos de aprender a aprender, também são modos de aprender a desaprender (KASTRUP, 2005) e para que as licenciandas pudessem criar seus conceitos que problematizem à docência (diferente para cada uma delas), desterritórios, rupturas são necessários para que o pensamento ganhe potência, leve à experiência e à subjetivações em relação ao tornar-se professora. Nos estágios ‘encarar’ longas horas de ônibus, privação de sono, exposição aos mosquitos, estudo e trabalho as auxiliou em fugir do ‘eu social’ que é o professor e encontrar novas relações com o território do ser em formação. Porém, o hábito das atividades fez surgir a necessidade de novos deslocamentos que através das oficinas tentaram criar modos de sentir e experimentar, dar força de transformar o modo de perceber a estrutura escolar vigente a partir do pensamento que leva aos devires. Os movimentos de devires acadêmico e professor se deram entre linhas rizomáticas ao longo da formação, sem precisão de local, mas, nos encontros com o território, sempre inacabados, que inventam modos de vida, algo que pretende não apenas cultivar, mas produzir aprendizagens e práticas na educação e formação de professores. As partículas da pesquisa que partiram juntas no início do percurso, chegaram ao final diferentes do que eram, ainda sem saber o que pode um professor, mas buscando imanências, sentidos, para descobrir o que é possível transcriar em Educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to capture ways of learning amid experiences that include the formation of Chemistry teachers. From accompanying the undergraduate students at IFSUL-CaVG during the four curricular internships, we attempted to know about beingteacher about oneself and others, in the bias of the philosophy of difference. Deleuze and Guattari (2010) say that science does not care to know since when something exists, but that the happening has in philosophy a better understanding of how this something unfolds so the thought will produce a difference. It started from the concept that there are ways of becoming-teacher and in face of this, in which movements the becoming takes place. Eight graduates were followed up in four internships and three writing workshops. In the first moment, the analysis of the documents of the licensure, which as a field of research, could exten the lines that would compose the rhizome of the course, by the way it looks at the licensee. Secondly, interviews and observations were made, based on cartographic handling, of the internships during four semesters, weekly the group met to discuss the organization, proposition, and perceptions regarding the activities (PASSOS, KASTRUP, ESCÓSSIA, 2012). In cartographic composition, the licensee participated in three writing workshops: group, beingacademic, being-teacher. The study demonstrated that ways of learning to learn, are also ways of learning to unlearn (KASTRUP, 2005) and so the licensee could create their concepts that problematize teaching (different for each one), deterritorialization, ruptures are necessary so that thinking gains power, leads to experience and subjectivities concerning becoming a teacher. In the internships ‘facing’ long hours on the bus, sleep deprivation, exposure to mosquitoes, study and work helped them escape the ‘social self’ that is the teacher and find new relationships with the territory of being in formation. However, the habit of activities raised the need for new displacements that, through the workshops, tried to create ways of feeling and experimenting, giving strength to transform the way of perceiving the current school structure from the thought that leads to becoming. The movements of academic becoming and teacher took place between rhizomatic lines throughout the formation, without precise location, but, in the encounters with the territory, always unfinished, that invent ways of life, something that it intends not only to cultivate but to produce learning and practices in the teacher education and training. The particles that left together at the beginning of the journey, arrived at the end different from what they were, still not knowing what a teacher can, but seeking for immanences, meanings, to discover what is possible to transcreate in Education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de quimica | pt_BR |
dc.subject | Teacher Formation | en |
dc.subject | Becoming | en |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Cartography | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Science Teaching | en |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Chemistry Education | en |
dc.title | Pensamento e Devir : um caminhar pelo trajeto formativo de professoras de química | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001115993 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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Multidisciplinar (2563)