Crenças de autoeficácia de regentes em grupos musicais escolares
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O objetivo geral desta tese foi investigar as Crenças de Autoeficácia de regentes de grupos musicais em escolas de educação básica. As atividades de grupos musicais são bastante desenvolvidas nas escolas, demandando que os professores conduzam estes grupos e exerçam a função de regente. Com este estudo, buscou-se compreender o perfil dos regentes/professores e o quanto eles sentem-se capazes para atuar como regentes de grupos musicais escolares. O referencial teórico está fundamentado na Teoria ...
O objetivo geral desta tese foi investigar as Crenças de Autoeficácia de regentes de grupos musicais em escolas de educação básica. As atividades de grupos musicais são bastante desenvolvidas nas escolas, demandando que os professores conduzam estes grupos e exerçam a função de regente. Com este estudo, buscou-se compreender o perfil dos regentes/professores e o quanto eles sentem-se capazes para atuar como regentes de grupos musicais escolares. O referencial teórico está fundamentado na Teoria das Crenças de Autoeficácia de Albert Bandura, que compõe a Teoria Social Cognitiva. A estratégia metodológica envolveu métodos mistos com design sequencial explanatório, estruturada em duas etapas: Survey e estudo de entrevistas qualitativo. Na primeira etapa o método utilizado foi Survey interseccional baseado na internet, com técnica de coleta de dados a bola neve. O instrumento de coleta foi um questionário autoadministrado dividido em duas partes, sendo a primeira para conhecer o perfil do regente/professor e a segunda com uma escala likert de cinco pontos para mensurar as Crenças de Autoeficácia em cinco dimensões: D1 - ensinar música, D2 - gerenciar o comportamento dos alunos, D3 - motivar os alunos, D4 - considerar a diversidade dos alunos, e D5 - lidar com mudanças e desafios. Para análise dos dados quantitativos foram utilizadas a estatística descritiva e inferencial. Participaram da amostra 147 regentes de grupos musicais escolares de todas as regiões do país e, destes, mais do que o dobro são do sexo masculino (68%), sendo eles mais jovens e com menos tempo de atuação profissional do que elas. O grau de escolaridade dos regentes/professores desta amostra é superior à média nacional apresentado pelos censos escolares da educação básica, com 91,2% tendo no mínimo o curso de graduação e 40,8% com pós-graduação. Na segunda etapa sete regentes de grupos musicais escolares foram entrevistados para compreender como eles formaram suas Crenças de Autoeficácia para reger - considerando as quatro fontes de informação propostas por Bandura (1997) na teoria. As fontes são combinadas em uma avaliação unitária para mensurar as Crenças de Autoeficácia, sendo que todas elas demonstraram ser relevantes no julgamento dos regentes entrevistados. As apresentações e performances públicas são um diferencial dos professores de música – especialmente dos regentes de grupos musicais constituídos pelas escolas - em relação aos demais professores; particularidade que foi revelada nas entrevistas mediante as fontes de Autoeficácia. Os dados qualitativos apontaram que: (i) os Estados Somáticos e Emocionais tendem a afetar negativamente os regentes/professores com menos tempo de experiência e (ii) a Persuasão Social positiva foi considerada fundamental para o trabalho desenvolvido, manifestada direta e indiretamente; (iii) as Experiências Vicárias (tanto presenciais quanto virtuais) são fontes constantes de estudo e aumentam o senso de capacidade; e (iv) as Experiências Diretas de Domínio tenderam a abarcar as demais fontes de informações nas experiências práticas, sendo a fonte mais robusta: os regentes/professores com mais tempo de experiência têm as Crenças de Autoeficácia mais elevadas. Um fator que manifestou influenciar nas Crenças de Autoeficácia dos regentes/professores foi a interdependência deles com seus alunos, já que dependem dos alunos para realizarem as apresentações públicas. Por fim, como um todo, os professores têm Crenças de Autoeficácia médias e altas para atuar como regentes, entretanto sentem-se com capacidade limitada de lidar com espaço físico inadequado, grupo com muitos alunos e material didático inadequado (dimensão 5 – lidar com mudanças e desafios), situações externas em que os regentes/professores tendem a ter pouco controle. ...
Abstract
The general objective of this thesis was to investigate the Self-Efficacy beliefs of conductors of musical groups in schools of basic education. The activities of musical groups are quite demanding in these schools, thus teachers are required to conduct these groups, exercising the role of conductor. In this study, we seek to know the profile of conductors/teachers and how capable they feel of acting as conductors in musical groups of regular schools. The theoretical framework is based on Alber ...
The general objective of this thesis was to investigate the Self-Efficacy beliefs of conductors of musical groups in schools of basic education. The activities of musical groups are quite demanding in these schools, thus teachers are required to conduct these groups, exercising the role of conductor. In this study, we seek to know the profile of conductors/teachers and how capable they feel of acting as conductors in musical groups of regular schools. The theoretical framework is based on Albert Bandura's Theory of Self-Efficacy, which composes Social Cognitive Theory. The methodology involves mixed methods in an explanatory sequential design structured in two stages: Survey and qualitative interview study. In the first stage, the method used was an Internet-based intersectional survey, using snowball sampling. The instrument of data collection was through a self-administered questionnaire divided into two parts, the first intended to know the profile of the conductor/teacher and the second envolved a five-point Likert scale to measure Self-efficacy beliefs in five dimensions: D1 - teaching music, D2 - managing student behavior, D3 - motivating students, D4 - considering student diversity, and D5 - dealing with changes and challenges. To analyze the quantitative data, descriptive and inferential statistics were used. The sample included 147 conductors in school musical groups from all regions of the country and, of these, more than twice are male (68%), which in turn are younger and have less professional experience than female teachers. The teacher´s level of education in this sample is higher than the national average presented by school censuses in basic education, with 91.2% having at least undergraduate course and 40.8% with a postgraduate degree. In the second stage, seven conductors of school musical groups were interviewed in order to understand how they formed their Self-efficacy beliefs to conduct - considering the four sources of information proposed by Bandura (1997) in his theory. The sources are combined in a unitary assessment to measure Self-efficacy beliefs, all of which have shown to be relevant in the judgment of the interviewed conductors. Public presentations and performances are a differentiator for music teachers - especially the conductors of musical groups in schools - in relation to teachers in other settings; this particularity was revealed in the interviews through the sources of Self-efficacy. The qualitative data showed that: i) the Somatic and Emotional States tend to negatively affect teachers/conductors with less experience and ii) positive Social Persuasion was considered fundamental for the work developed, being it expressed directly and indirectly; iii) Vicarious Experiences (both in face-to-face and virtual situations) are constant sources of study and increase the sense of capacity, e iv) the Direct Domain Experiences tended to encompass the other sources of information in practical experiences, being the most robust source: the conductors/teachers with much time of experience have the highest Self-Efficacy beliefs. One factor that has shown to influence the Self-efficacy beliefs of conductors/teachers was their interdependence with their students, as they depend on the students to perform music publicly. Finally, as a whole, teachers have medium to high Self-Efficacy beliefs to act as conductors, however they feel limited capacity to deal with inadequate physical space, groups with many students and inadequate teaching material (dimension 5 - dealing with changes and challenges), external situations in which conductors/teachers tend to have little control. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Música (414)
Este item está licenciado na Creative Commons License