Show simple item record

dc.contributor.advisorDalt, Silvana dapt_BR
dc.contributor.authorSaft, Alinept_BR
dc.date.accessioned2020-07-04T03:51:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211387pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste trabalho consiste no desenvolvimento de um card game denominado Fisicard para ser utilizado como um recurso didático motivador para uma aprendizagem significativa de conteúdos de eletricidade e eletromagnetismo por alunos do ensino médio. Pretende-se motivar nos alunos à compreensão de conceitos de eletricidade e eletromagnetismo e relacioná-los com fenômenos observados no cotidiano, estimulando assim a consciência da importância da física no dia a dia e como ciência para o desenvolvimento da humanidade. A ferramenta didática foi desenvolvida para ser utilizada inicialmente com alunos do ensino médio da Escola Estadual Assis Brasil, localizada na cidade de Tramandaí-RS. São utilizadas questões para mapeamento de conhecimentos prévios, aplicadas também após a última aplicação do Fisicard, como base para verificação de apropriação de conhecimento por parte dos alunos. A avaliação do produto educacional se dá por meio de um questionário respondido após a aplicação do Fisicard.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this work is the development of a card game named Fisicard to be used as a motivating didactic resource for a significant learning of electricity and electromagnetism by high school students. The use of the card game intends to motivate students to understand electricity and electromagnetism concepts and correlate them to everyday life phenomena. At the same time, the card game helps to raise awareness about the importance of physics in everyday life and as a science for the development of humanity. The didactic tool will help with the didactical activities of high school students of the Brazilian Public School Assis Brasil, located in Tramandaí – RS. Questions for previous knowledge mapping are employed and the same questions are used after the last application of Fisicard as a basis for verifying knowledge appropriation. The educational product can be evaluated through a questionnaire answered by students after the application of Fisicard.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFísica : Ensinopt_BR
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectElectricityen
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectElectromagnetismen
dc.subjecteducational gamesen
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleFisicard como recurso didático ao ensino da eletricidade e eletromagnetismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Dakir Larara Machado dapt_BR
dc.identifier.nrb001114332pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record