A relação do letramento acadêmico matemático com o habitus dos estudantes cotistas : estudo de caso na UFRPE
dc.contributor.advisor | Moll, Jaqueline | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Renata Andrade de Lima e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-04T03:50:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/211375 | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese busca realizar uma análise sobre como o letramento acadêmico matemático reflete o habitus dos estudantes cotistas. A pesquisa foi realizada com estudantes do primeiro semestre do ano letivo de 2018, que ingressaram nos dois cursos mais concorridos no ENEM/SISU, Ciência da Computação e Medicina Veterinária, ambos no campus Recife, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para desenvolver a pesquisa, buscamos referenciais documentais em leis, relatórios da instituição, artigos, dissertações, teses, com discussões sobre ingresso de estudantes cotistas, habitus, decolonialidade e letramento. Utilizamos como base teórica a contribuição de Pierre Bourdieu (habitus, campo e capital), Aníbal Quijano, Henrique Dussel, Walter Mignolo e Catherine Walsh (decolonialidade) e Brian Street (letramento), o que possibilitou entender como esses estudantes constituem o habitus e como ele se manifesta no letramento acadêmico matemático, em uma perspectiva da constituição do sujeito a partir do imaginário colonial. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, com a aplicação de questionários e entrevistas com nove estudantes, além da observação do campo. Para análise do material coletado, utilizamos a Análise Textual Discursiva. Como resultado, apresentamos as trajetórias de vida desses estudantes que constituem seu habitus e as implicações para o letramento acadêmico matemático, demonstrando as histórias de desafios e superações até o momento em que ele precisa enfrentar um campo marcado por anos de exclusão de grupos sociais, mas que, a partir do sistema de cotas, esse mesmo campo começa a se reinventar e possibilita desconstruir uma lógica desestruturante da colonialidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis aims to perform an analysis of how mathematics academic literacy reflects the habitus of students benefited by the quotas system. The research was conducted with students from the first semester of 2018 scholar year, which joined in two most competitive of ENEM/SISU, Computer Science and Veterinary Medicine, both at Recife campus, Universidade Federal Rural de Pernambuco. Developing the research, we search for documental references in law, institution reports, articles, dissertations, thesis, with a discussion about joining beneficiary students, habitus, decoloniality, and literacy. We use as theorist basis the contribution of Pierre Bourdieu (habitus, field, and capital), Aníbal Quijano, Henrique Dussel, Walter Mignolo and Catherine Walsh (decoloniality), and Brian Street (literacy). These references enabled us to understand how those students constitute habitus and how to manifest themselves in mathematics academic literacy, in a perspective of the subject constitution from colonial imaginary. The applied methodology was qualitative with a questionnaire application and interview with nine students, besides field observation. To analyse taken material, we use the Discursive Textual Analysis. As a result, we present the student's life trajectory that constitutes their habitus and the implications to mathematics academic literacy, demonstrating challenge stories and overcoming until the moment that they need to face a field marked by years of exclusion of social groups. From the quotes system, this field starts to reinvent itself and enables it to deconstruct an unstructured coloniality logic. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | University education | en |
dc.subject | Cotas | pt_BR |
dc.subject | Quotes policies | en |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Habitus | en |
dc.subject | Decolonialism | en |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics academic literacy | en |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.title | A relação do letramento acadêmico matemático com o habitus dos estudantes cotistas : estudo de caso na UFRPE | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Andrade, Fábio Bezerra de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001115113 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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