Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoll, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorMello, Rachel Costa de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-04T03:50:44Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211342pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre políticas e práticas no trabalho pedagógico no Ensino Médio, na modalidade integrado, o que inclui a análise da atuação dos gestores, professores e estudantes nas práticas escolares em relação às orientações das políticas em educação. Inicialmente, buscamos compreender a importância da proposição de políticas democráticas em educação como garantia do direito à educação e como forma de enfrentamento das desigualdades sociais, educacionais, do fracasso escolar e da meritocracia no contexto educacional brasileiro. No segundo momento, buscamos analisar a Política de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional como um caminho para a garantia do direito à educação da juventude, considerando os aspectos conceituais do Ensino Médio Integrado. No terceiro momento, tendo como referência os estudos de Stephen Ball, analisamos a atuação de gestores, professores e estudantes nas práticas escolares, diante das orientações das políticas e dos desafios do cotidiano escolar no Ensino Médio Integrado. Foi realizado um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, na qual utilizamos a análise da política educacional, observações diretas e entrevistas com gestores, professores e estudantes. Concluímos que as categorias tempo e espaço escolar são fundamentais para repensarmos as políticas educacionais e o diálogo e a participação são expressões de políticas e práticas democráticas construídas por gestores, professores e estudantes no cotidiano escolar do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the relationship between policies and practices in pedagogical work in high school in integrated mode, which includes the analysis of the, manager's performance, teachers and students in school practices, in relation to the guidelines of policies in education. Initially, we seek to understand the importance of proposing democratic policies in education as a guarantee of the right to education and a way to confront social and educational inequalities, school failure and meritocracy in the Brazilian educational context. In a further moment, we seek to analyze the Policy of Integrated High School to Professional Education as a way to guarantee the right to youth education, considering the conceptual aspects of Integrated High School. Finally, on the track of Stephen Ball's studies as a reference, we analyzed the performance of managers, teachers and students in school practices, facing the orientations of policies and the challenges of everyday school life in Integrated High School. A case study was conducted at a High School Integrated to Vocational Education, in which we used educational policy analysis, direct observations and interviews with managers, teachers and students. We conclude that the categories time and school space are fundamental for rethinking educational policies and dialogue and participation are expressions of democratic educational policies and practices built by managers, teachers and students in the daily life of High School Integrated to Vocational Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPolitics in educationen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectSchool practicesen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectIntegrated high schoolen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA relação entre políticas em educação e práticas escolares no ensino médio integrado : um estudo de casopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001115108pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples