Por que a pedagogia do oprimido de Paulo Freire incomodava?
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Data
2013Autor
Tipo
Assunto
Resumo
Tendo como referência a experiência de alfabetização de adultos conduzida por Paulo Freire em Angicos (RN), em 1963, desenvolve-se uma reflexão sobre suas concepções, seu método de alfabetização e suas experiências, fortemente vinculadas aos movimentos sociais do final dos anos 1950 e início dos anos 1960, com destaque para aquilo que se consubstanciaria em seu livro Pedagogia do oprimido, de 1970. O objetivo é desvelar as razões da repressão contra Freire e os movimentos sociais associados à s ...
Tendo como referência a experiência de alfabetização de adultos conduzida por Paulo Freire em Angicos (RN), em 1963, desenvolve-se uma reflexão sobre suas concepções, seu método de alfabetização e suas experiências, fortemente vinculadas aos movimentos sociais do final dos anos 1950 e início dos anos 1960, com destaque para aquilo que se consubstanciaria em seu livro Pedagogia do oprimido, de 1970. O objetivo é desvelar as razões da repressão contra Freire e os movimentos sociais associados à sua proposta pedagógica e pôr à luz a mistificação que envolveu a pretensa “pedagogia dos homens livres”, do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), em confronto com a pedagogia do oprimido, de Freire. Conclui-se revelando o tamanho do desafio que o século 20 legou para o século 21 no que se refere à superação do analfabetismo. ...
Resumen
Based on a reference to the adult literacy teaching experience carried out by Paulo Freire at Angicos, Rio Grande do Norte, in 1963, this article develops thoughts on his concepts and method of teaching literacy, and his experiences that are strongly connected to the social movements of the end of the 1950’s and beginning of the 1960’s, highlighting what would be expressed in his 1970 book, Pedagogy of the Oppressed. Its purpose is to uncover the reasons for repression against Freire and the so ...
Based on a reference to the adult literacy teaching experience carried out by Paulo Freire at Angicos, Rio Grande do Norte, in 1963, this article develops thoughts on his concepts and method of teaching literacy, and his experiences that are strongly connected to the social movements of the end of the 1950’s and beginning of the 1960’s, highlighting what would be expressed in his 1970 book, Pedagogy of the Oppressed. Its purpose is to uncover the reasons for repression against Freire and the social movements associated with his pedagogical proposal, and to shed light on the mistification that involved the claimed “pedagogy of free men”, of MOBRAL, in a confrontation with Freire’s “pedagogy of the oppressed”. It concludes revealing the size of the challenge bequeathed by the 20th century to the 21st century, as regards overcoming illiteracy. ...
Contido em
Em aberto. Brasília, DF. Vol. 26, n. 90 (jul./dez 2013), p. 75-94
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