Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerraro, Alceu Ravanellopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-19T03:36:36Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0104-1037pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210419pt_BR
dc.description.abstractTendo como referência a experiência de alfabetização de adultos conduzida por Paulo Freire em Angicos (RN), em 1963, desenvolve-se uma reflexão sobre suas concepções, seu método de alfabetização e suas experiências, fortemente vinculadas aos movimentos sociais do final dos anos 1950 e início dos anos 1960, com destaque para aquilo que se consubstanciaria em seu livro Pedagogia do oprimido, de 1970. O objetivo é desvelar as razões da repressão contra Freire e os movimentos sociais associados à sua proposta pedagógica e pôr à luz a mistificação que envolveu a pretensa “pedagogia dos homens livres”, do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), em confronto com a pedagogia do oprimido, de Freire. Conclui-se revelando o tamanho do desafio que o século 20 legou para o século 21 no que se refere à superação do analfabetismo.pt_BR
dc.description.abstractBased on a reference to the adult literacy teaching experience carried out by Paulo Freire at Angicos, Rio Grande do Norte, in 1963, this article develops thoughts on his concepts and method of teaching literacy, and his experiences that are strongly connected to the social movements of the end of the 1950’s and beginning of the 1960’s, highlighting what would be expressed in his 1970 book, Pedagogy of the Oppressed. Its purpose is to uncover the reasons for repression against Freire and the social movements associated with his pedagogical proposal, and to shed light on the mistification that involved the claimed “pedagogy of free men”, of MOBRAL, in a confrontation with Freire’s “pedagogy of the oppressed”. It concludes revealing the size of the challenge bequeathed by the 20th century to the 21st century, as regards overcoming illiteracy.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm aberto. Brasília, DF. Vol. 26, n. 90 (jul./dez 2013), p. 75-94pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial movementsen
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectMOBRALen
dc.titlePor que a pedagogia do oprimido de Paulo Freire incomodava?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000947457pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples