Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNobile, Marcia Finimundipt_BR
dc.contributor.authorZilio, Charlenept_BR
dc.date.accessioned2020-06-18T03:35:11Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210389pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado busca investigar as potencialidades na interlocução entre a Robótica Educacional e a Aprendizagem Significativa de conceitos da Matemática. No primeiro capítulo, a pesquisa aborda os elementos e as implicações da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968) no tocante ao processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No segundo capítulo, apresenta-se um relato de experiência da aplicação de oficinas de Robótica Educacional, proporcionada a um grupo de 130 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de cinco escolas do Município de Farroupilha/RS, apresentando as contribuições da Robótica Educacional para a potencialização do aprendizado da Matemática. No terceiro capítulo, busca-se relatar percepções colhidas durante a aplicação de uma oficina de formação continuada, proporcionada à um grupo de professores de Informática do Município de Farroupilha/RS, com objetivo de identificar as percepções desses professores sobre a Robótica Educacional e o Pensamento Computacional, e se utilizam estes conceitos em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a Robótica Educacional, quando planejada enquanto ferramenta pedagógica, pode ser um meio eficiente para potencializar a aprendizagem da Matemática, ao passo que engaja os estudantes de forma lúdica através de experimentações na prática, proporcionando significado aos conceitos abordados. Apesar disso, os professores necessitam de formações e orientações voltadas ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas com Robótica Educacional para incluir atividades que possam desenvolver nos estudantes a competência do Pensamento Computacional, uma vez que demonstraram ser importantes e pouco exploradas em aula.pt_BR
dc.description.abstractThis masters dissertation seeks to investigate potentialities in the dialogue between Educational Robotics and the meaningful learning of concepts of Mathematics. In the first chapter, this research addresses the elements and implications of Ausubel’s Meaningful Learning Theory (1968) regarding the process of teaching and learning mathematical concepts in the early years of elementary school. In the second chapter, an experience report of the application of Educational Robotics workshops is presented, provided to a group of 130-5th grade students from five schools in the town of Farroupilha/RS, aiming to present the contributions of Educational Robotics to potentialize the mathematics learning. In the third chapter, the perceptions collected during the application of a continuing education workshop, provided to a group of Information Technology teachers in the town of Farroupilha are presented aiming to identify the perceptions of these teachers about Educational Robotics and Computational Thinking, and whether they use the concept in their pedagogical practices. It is concluded that the Educational Robotics, when planned as a pedagogical tool, may be an efficient way to potentialize the learning of mathematics, while engaging students in a playful way through practical experiments, providing meaning to the concepts approached. Nevertheless, the teachers need knowledge and guidance concerning the elaboration of pedagogical strategies with Educational Robotics to include activities which can develop the competence of Computational Thinking, as they have proved to be important and little used in class.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducational roboticsen
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectMathematics learningen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.titleRobótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115190pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples