Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Drawing tests : professional preparation, research and practices in psychological evaluation
Assunto
Resumo
Este estudo se propôs a investigar dados atuais sobre o uso dos testes gráficos em avaliação psicológica (AP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento, com amostragem por conveniência. A coleta de dados se deu através de um questionário online, composto por questões abertas e fechadas. Participaram do estudo 370 psicólogos, oriundos de todas as regiões do Brasil, sendo a maioria do sexo feminino (85,1%), na faixa etária dos 21-30 anos (34,6%), com pós-graduação concluída (61,2%). ...
Este estudo se propôs a investigar dados atuais sobre o uso dos testes gráficos em avaliação psicológica (AP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento, com amostragem por conveniência. A coleta de dados se deu através de um questionário online, composto por questões abertas e fechadas. Participaram do estudo 370 psicólogos, oriundos de todas as regiões do Brasil, sendo a maioria do sexo feminino (85,1%), na faixa etária dos 21-30 anos (34,6%), com pós-graduação concluída (61,2%). Os resultados obtidos foram estudados a partir da estatística descritiva e análise de conteúdo. Dentre os principais achados, foi encontrada predominância do uso de AP nas áreas clínica (64,3%) e/ou organizacional (41,3%), e os testes gráficos mais usados são o H-T-P (76,5%) e o Palográfico (63%). O estudo discutiu as percepções dos respondentes sobre as limitações dos testes e da formação profissional. O presente estudo cumpriu com o seu propósito e assim espera-se que estes dados possam contribuir para novas pesquisas. Conclui-se que são necessários novos estudos e investimento em pesquisas regulares de revisão dos instrumentos, por se trataram de testes muito utilizados e, ao mesmo tempo, questionados no cenário brasileiro de avaliação psicológica. ...
Abstract
The present study aims to investigate current data on the use of drawing tests in psychological evaluation (PE). For this purpose, a survey was conducted using a convenience sampling. The data collection was carried out through an online questionnaire composed of open and closed questions. The study included 370 psychologists, from all regions of Brazil, mostly female (85.1%), aged between 21-30 years (34.6%), with a postgraduate degree (61, 2%). The results were studied using descriptive stati ...
The present study aims to investigate current data on the use of drawing tests in psychological evaluation (PE). For this purpose, a survey was conducted using a convenience sampling. The data collection was carried out through an online questionnaire composed of open and closed questions. The study included 370 psychologists, from all regions of Brazil, mostly female (85.1%), aged between 21-30 years (34.6%), with a postgraduate degree (61, 2%). The results were studied using descriptive statistics and content analysis. Among the main findings, there is a prevalence of the use of PE in the clinical (64.3%) and organizational (41.3%) areas, and the most commonly used drawing tests in these areas were HTP (76.5%) and Palográfico (63%). The study discussed the respondent's perceptions about the limitations of the tests and the professional training. This study fulfilled it's purpose and thus it is expected that this data will contribute to new researches. It was concluded that further studies and also investment in regular researches on instrument's review are necessary, due to its large usage and questioning at the brazilian scenario of psychological evaluation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Psicologia (695)
Este item está licenciado na Creative Commons License