Integração e inclusão escolar : reflexões em torno da experiência alemã
Visualizar/abrir
Data
2002Autor
Tipo
Outro título
School integration and inclusion: reflections on the German experience
Assunto
Resumo
os paradigmas da integração e da inclusão escolar, com acentos conceituais diferenciados, têm marcado a história da educação especial nos últimos 30 anos. São vários os países que têm aderido aos mesmos, com ênfases e experiências próprias. O presente artigo ocupa-se da experiência de integração escolar de alunos com necessidades especiais em escolas regulares nos diferentes estados alemães. Considera as temáticas que têm acompanhado tal experiência, no confronto de novos e velhos paradigmas. C ...
os paradigmas da integração e da inclusão escolar, com acentos conceituais diferenciados, têm marcado a história da educação especial nos últimos 30 anos. São vários os países que têm aderido aos mesmos, com ênfases e experiências próprias. O presente artigo ocupa-se da experiência de integração escolar de alunos com necessidades especiais em escolas regulares nos diferentes estados alemães. Considera as temáticas que têm acompanhado tal experiência, no confronto de novos e velhos paradigmas. Conclui com considerações sobre a realidade brasileira, face à crescente ênfase nas políticas educacionais integradoras e inclusivas. ...
Abstract
The paradigms of school integration and inclusion with differenciated conceptual emphasis have marked the history of special education during the last 30 years. They have been adopted by several countries with their own emphasis and experiences. The present work describes the school integration experience of students with special needs in regular school on German states. The concepts, which have followed those experiences, are considered in confrontation of new and old paradigms. The Brazilian ...
The paradigms of school integration and inclusion with differenciated conceptual emphasis have marked the history of special education during the last 30 years. They have been adopted by several countries with their own emphasis and experiences. The present work describes the school integration experience of students with special needs in regular school on German states. The concepts, which have followed those experiences, are considered in confrontation of new and old paradigms. The Brazilian reality, in face of the growing emphasis of integrating and inclusive educational policies, is discussed. ...
Contido em
Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 157-167
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License