Adesão a valores essenciais para uma educação moral e concepções sobre o papel da escola : relações com a formação de professores do ensino fundamental
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo investigou se a formação – inicial e continuada – de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em Porto Alegre – RS, relaciona-se à adesão a valores essenciais para uma educação moral e à concepção do papel da escola nesse tipo de educação. Participaram 260 docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: (a) Ficha de perfil do professor, (b) Questionário de Formação Inicial, (c) Questionário de Formação Continuada e (d) Escala de Val ...
Este estudo investigou se a formação – inicial e continuada – de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em Porto Alegre – RS, relaciona-se à adesão a valores essenciais para uma educação moral e à concepção do papel da escola nesse tipo de educação. Participaram 260 docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: (a) Ficha de perfil do professor, (b) Questionário de Formação Inicial, (c) Questionário de Formação Continuada e (d) Escala de Valores Sociomorais. Realizaram-se análises quantitativas e qualitativas. Os valores com maior nível de adesão foram a justiça e a convivência democrática, enquanto que o com menor foi o respeito. A solidariedade ficou no meio-termo. Identificaram-se preditores para os valores justiça e respeito, bem como para a formação continuada. A adesão à justiça apresentou diferença em relação à formação continuada de alta e de baixa qualidade. A maioria dos professores afirmou que é papel da escola trabalhar valores com os alunos. Profissionais com formação de alta qualidade tiveram mais chances de relatar que é papel da escola trabalhar valores. Docentes com formação de baixa qualidade tiveram chances maiores de mencionar a família como o único responsável pela educação em valores. Entende-se que, mesmo que a formação propicie oportunidades para que os professores reflitam sobre questões morais relacionadas ao contexto escolar, é importante que a formação moral – tanto dos professores quanto dos alunos – seja realizada de maneira deliberada. ...
Abstract
This study examined whether the education – initial e continuing – of elementary school teachers, from Porto Alegre – RS, Brazil, is associated with their commitment to essential values to a moral education and with their conception of the school’s role about the moral education. Two hundred and sixty elementary school teachers participated in this research. We used the following instruments: (a) Teacher profile questionnaire, (b) Initial Education Questionnaire, (c) Continuing Education Questi ...
This study examined whether the education – initial e continuing – of elementary school teachers, from Porto Alegre – RS, Brazil, is associated with their commitment to essential values to a moral education and with their conception of the school’s role about the moral education. Two hundred and sixty elementary school teachers participated in this research. We used the following instruments: (a) Teacher profile questionnaire, (b) Initial Education Questionnaire, (c) Continuing Education Questionnaire, and (d) Socio-Moral Values Scale. We performed quantitative e qualitative analyzes. The values with the highest level of commitment were justice and democratic coexistence, while the lowest was respect. Solidarity was in the middle. The values of justice and respect, as well as the continuing education presented predictors. Commitment to justice showed a difference related to the high- and low-quality continuing education. Most teachers said that it is the school's role to present values to the students. Professionals with high-quality education were more likely to report that it is the school's role to deal with values. Teachers with low-quality education had a greater chance of mentioning the family as the only responsible for moral education. Even if teacher education provides opportunities for them to reflect on moral issues related to the school context, it is important that the moral education – for both teachers and students – be carried out intentionally. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)Psicologia (696)
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