Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGrisci, Carmem Ligia Iochinspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Andressa Friedrich Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-19T03:50:09Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/207265pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou explorar a vivência de dilemas relativos à maternidade e formação para carreira acadêmica a partir de mulheres doutorandas em Administração. A fundamentação teórica se pautou nos conceitos de carreira (HALL, 2002), carreira caleidoscópica (MAINIERO E SULLIVAN, 2005) e dilemas (BAUMAN, 2003; 2005; 2007; 2008). A pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa, contando com a participação de 12 mulheres doutorandas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e a análise se deu a partir da técnica de análise de conteúdo, proposta por Minayo (2002), que contempla as seguintes fases: pré análise, exploração do material, categorização dos resultados obtidos e interpretação, resultando nas seguintes categorias de análise: (i) carreira e carreira acadêmica; (ii) maternidade e carreira acadêmica e (iii) dilemas relativos à maternidade e carreira acadêmica. O estudo mostrou dois principais dilemas ambos relativos à passagem do tempo. Engravidar durante o doutorado ou aguardar a conclusão do mesmo para então iniciar o projeto de ser mãe o que acarreta inseguranças a respeito do dito relógio biológico; e para àquelas doutorandas que já possuem filhos, dedicar o tempo disponível à carreira acadêmica ou à família. Ressalta-se que tanto uma ou outra escolha acarreta insegurança e insatisfação. Os dilemas não se mostraram inusitados em relação ao que era esperado, mas sim no sentido de sua constância e persistência ao longo do tempo.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to explore the experience of dilemmas related to motherhood and training for an academic career from female doctoral students in Administration. The theoretical foundation was based on the concepts of career (HALL, 2002), kaleidoscopic career (MAINIERO AND SULLIVAN, 2005) and dilemmas (BAUMAN, 2003; 2005; 2007; 2008). The research was characterized as a qualitative exploratory study, with the participation of 12 PhD students in Administration at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Data collection took place through semi-structured interviews and the analysis was based on the content analysis technique, proposed by Minayo (2002), which includes the following phases: pre-analysis, exploration of the material, categorization of the results obtained and interpretation , resulting in the following categories of analysis: (i) career and academic career; (ii) maternity and academic career and (iii) dilemmas related to maternity and academic career. The study showed two main dilemmas both regarding the passage of time. Get pregnant during the doctorate or wait for the completion of it to then start the project of being a mother which causes insecurities about the said biological clock; and for those PhD students who already have children, dedicate the time available to the academic career or to the family. It is noteworthy that either choice leads to insecurity and dissatisfaction. The dilemmas were not unusual in relation to what was expected, but in terms of its constancy and persistence over time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectMaternityen
dc.subjectCareeren
dc.subjectVida acadêmicapt_BR
dc.subjectPostgraduate studiesen
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectDoctorate degreeen
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectDilemaspt_BR
dc.subjectDilemmasen
dc.titleDilemas relativos à maternidade e formação para a carreira acadêmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001114400pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples