Evasão e persistência de alunos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo moral das representações sociais
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Data
2019Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese investiga os fenômenos de evasão e de persistência na instituição de ensino superior UFRGS por meio da lente da sociologia da moral (em uma vertente durkheimiana), esforço viabilizado pela teoria das representações sociais. O objetivo é compreender em que medida a moral, transpassada nas representações sociais encontradas, intervém nesses fenômenos. A hipótese que norteou a investigação foi a de que uma das possíveis causas para a evasão seria oriunda de uma discrepância entre as repr ...
Esta tese investiga os fenômenos de evasão e de persistência na instituição de ensino superior UFRGS por meio da lente da sociologia da moral (em uma vertente durkheimiana), esforço viabilizado pela teoria das representações sociais. O objetivo é compreender em que medida a moral, transpassada nas representações sociais encontradas, intervém nesses fenômenos. A hipótese que norteou a investigação foi a de que uma das possíveis causas para a evasão seria oriunda de uma discrepância entre as representações sociais expressas pela universidade e aquelas expressas pelos alunos, dissonância que cria dificuldades adicionais para os discentes. A revisão teórica permitiu a construção do conceito de representações sociais morais, entendidas como representações imbuídas de um juízo de valor, e que se tornou um conceito operacional central na análise. Foram investigadas duas variedades de representações morais: as oficiais (da instituição) e as dos discentes evadidos e persistente. A metodologia empregada na tese foi de caráter qualitativo, contando com diferentes técnicas de coleta para as representações sociais morais institucionais – revisão bibliográfica sobre a história da universidade, análise documental de normativas gerais e propagandas – e as representações sociais morais discentes – entrevistas semiestruturadas com quinze alunos evadidos ou em persistência, cujo critério de seleção foi o histórico de já ter passado por evasão ou persistência. A técnica de análise, no entanto, foi unificada na análise de conteúdo, criando-se categorias a partir das falas e dos textos para obter as representações sociais, a serem confrontadas entre si. Sinteticamente, procurou-se caracterizar quatro concepções historicamente formuladas: escolástica, baseada no valor do “conhecimento pelo conhecimento”, a republicana, centrada na ideia de excelência como motor de transformação social, a democrática, que supõe a resposta mais direta a demandas sociais e introduz a importância da inclusão e da diversidade, e a utilitarista, cujo foco recai sobre a resposta a exigências do mercado. As representações oficiais da UFRGS indicam valores que expressam a adesão aos princípios republicano e democrático. Essas representações apontam uma concepção da instituição como uma continuidade de uma tradição crítica, o que a habilitaria a exercer um papel de liderança social por meio do ensino aos seus alunos de duas dimensões. A análise das entrevistas revelou que, entre os alunos persistentes, há algum grau de simetria com os valores expressos pela instituição, enquanto 10 entre os alunos evadidos há predominância de certa divergência, que tem como contrapartida a referência valores mais próximos ao da concepção utilitarista. ...
Abstract
This thesis investigates the phenomena of dropping out and persistence in the higher education institution UFRGS through the lens of the sociology of moral (in a durkheimian aspect), an effort possible by the theory of social representations. Objective is to understand the extent to which morality, pierced in the social representations founded, intervenes in phenomena. The mainly hypothesis was that a possible causes for dropout was due to a discrepancy between the social representations expres ...
This thesis investigates the phenomena of dropping out and persistence in the higher education institution UFRGS through the lens of the sociology of moral (in a durkheimian aspect), an effort possible by the theory of social representations. Objective is to understand the extent to which morality, pierced in the social representations founded, intervenes in phenomena. The mainly hypothesis was that a possible causes for dropout was due to a discrepancy between the social representations expressed by the university and those expressed by the students, a dissonance that creates additional difficulties for the students. The theoretical review allowed the construction of the concept of moral social representations, understood as representations imbued with a value judgment, which became a central operational concept in analysis. Two varieties of moral representations were investigated: the official ones (of the institution) and those of the evaded and persistent students. The methodology used was qualitative, with different collection techniques for institutional moral social representations – bibliographical review about university history, documentary analysis of general norms and advertisements – and student moral social representations – semi-structured interviews with fifteen evaded or persistent students, whose selection criterion was the history of having already evaded or persisted. The technique of analysis, however, was unified in content analysis, creating categories from the lines and texts to obtain the social representations to be confronted with each other. Synthetically, we tried to characterize four historically formulated conceptions: scholastic, based on the value of “knowledge for knowledge”, the republican, centered on the idea of excellence as a motor for social transformation, the democratic, which supposes the most direct response to social and social demands. Introduces the importance of inclusion and diversity, and the utilitarian, whose focus is on responding to market demands. The official representations of UFRGS indicate values that express adherence to the republican and democratic principles. These representations point to a conception of the institution as a continuity of a critical tradition, which would enable it to play a social leadership role by teaching its two-dimensional students. The analysis of the interviews revealed that among the persistent students there is some degree of symmetry with the values expressed by the institution, while among the evaded students there is a predominance of some divergence, whose counterpart is the values closer to the utilitarian conception. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Coleções
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Ciências Humanas (7477)Sociologia (546)
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