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dc.contributor.advisorSperrhake, Renatapt_BR
dc.contributor.authorMunari, Natália Martinspt_BR
dc.date.accessioned2020-03-21T04:19:59Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206878pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia possui caráter qualitativo e utiliza-se de análise documental do tipo técnico e de unidade tema (LÜDKE, 1986). Como objetivo geral busca-se investigar a consciência fonológica através de um viés pedagógico, objetivando identificar e analisar propostas didático-pedagógicas planejadas e executadas por uma docente que envolvessem tal consciência de modo a fomentar a apropriação da escrita por parte dos alfabetizandos. Tem como documentos de análise os Diários (de Classe e de Avaliação) construídos ao longo de um estágio obrigatório de docência do curso Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tal estágio foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre/RS e gerou inquietações que resultarão na presente pesquisa acerca da temática da consciência fonológica. Nesta monografia, analisam-se propostas pedagógicas (materializadas em folhas estruturadas e jogos) e intervenções realizadas pela docente junto às crianças. Como aporte teórico para as discussões a respeito do trabalho em turmas de alfabetização, utilizam-se: Carraher e Rego (1981), Ferreiro e Teberosky (1985), Piccoli e Camini (2012; 2014), Alves (2012), Piccoli (2013, 2015, 2017c.), Soares (2016) e Morais (2012; 2019). A análise é apresentada em dois eixos de estudo: o primeiro que focou em condutas da docente no trabalho com consciência fonológica na alfabetização, e o segundo na análise da ocorrência de propostas didáticas que envolviam habilidades desse nível de consciência metalinguística ao longo do tempo de trabalho. Como resultados, a pesquisa indicou que as propostas em que a consciência fonológica foi utilizada, aliada às intervenções pedagógicas propiciaram um maior desenvolvimento e apropriação dos aprendizes no que se refere à escrita. Por fim, o estudo aponta que é de suma importância tanto a escolha adequada de materiais, assim como de estratégias e intervenções para que se obtenha maior êxito por parte dos aprendizes na apropriação do Sistema de Escrita Alfabético.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProfessor alfabetizadorpt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.titleConsciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113914pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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