Consciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamental
dc.contributor.advisor | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.contributor.author | Munari, Natália Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-21T04:19:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206878 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia possui caráter qualitativo e utiliza-se de análise documental do tipo técnico e de unidade tema (LÜDKE, 1986). Como objetivo geral busca-se investigar a consciência fonológica através de um viés pedagógico, objetivando identificar e analisar propostas didático-pedagógicas planejadas e executadas por uma docente que envolvessem tal consciência de modo a fomentar a apropriação da escrita por parte dos alfabetizandos. Tem como documentos de análise os Diários (de Classe e de Avaliação) construídos ao longo de um estágio obrigatório de docência do curso Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tal estágio foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre/RS e gerou inquietações que resultarão na presente pesquisa acerca da temática da consciência fonológica. Nesta monografia, analisam-se propostas pedagógicas (materializadas em folhas estruturadas e jogos) e intervenções realizadas pela docente junto às crianças. Como aporte teórico para as discussões a respeito do trabalho em turmas de alfabetização, utilizam-se: Carraher e Rego (1981), Ferreiro e Teberosky (1985), Piccoli e Camini (2012; 2014), Alves (2012), Piccoli (2013, 2015, 2017c.), Soares (2016) e Morais (2012; 2019). A análise é apresentada em dois eixos de estudo: o primeiro que focou em condutas da docente no trabalho com consciência fonológica na alfabetização, e o segundo na análise da ocorrência de propostas didáticas que envolviam habilidades desse nível de consciência metalinguística ao longo do tempo de trabalho. Como resultados, a pesquisa indicou que as propostas em que a consciência fonológica foi utilizada, aliada às intervenções pedagógicas propiciaram um maior desenvolvimento e apropriação dos aprendizes no que se refere à escrita. Por fim, o estudo aponta que é de suma importância tanto a escolha adequada de materiais, assim como de estratégias e intervenções para que se obtenha maior êxito por parte dos aprendizes na apropriação do Sistema de Escrita Alfabético. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Professor alfabetizador | pt_BR |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.title | Consciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001113914 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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