“O melhor termômetro é a professora” : narrativas de professoras sobre dificuldades de aprendizagem
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Date
2019Author
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Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como propósito analisar narrativas de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre dificuldades de aprendizagem. O trabalho buscou responder a seguinte questão de pesquisa: O que dizem as professoras, das diferentes redes de ensino da cidade de Porto Alegre/RS, sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos? Os objetivos centrais visavam: 1) Refletir sobre as narrativas das professoras a respeito das dificuldades e dos diferentes ritmo ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como propósito analisar narrativas de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre dificuldades de aprendizagem. O trabalho buscou responder a seguinte questão de pesquisa: O que dizem as professoras, das diferentes redes de ensino da cidade de Porto Alegre/RS, sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos? Os objetivos centrais visavam: 1) Refletir sobre as narrativas das professoras a respeito das dificuldades e dos diferentes ritmos de aprendizagem dos seus alunos e 2) Analisar as estratégias buscadas por elas para minimizar os efeitos destas dificuldades no cotidiano da sala de aula. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, pois utiliza como metodologia a entrevista narrativa que se sustenta na ideia de permitir ao sujeito narrar-se, falar de si, retomar lembranças e experiências vividas. Como instrumento norteador para as entrevistas foi elaborado um questionário semiestruturado composto por quinze questões. A partir das questões e das respostas das professoras, foi possível ampliar o diálogo. Participaram da pesquisa seis professoras, duas de cada rede de ensino (estadual, municipal e privada) da cidade de Porto Alegre/RS. Foi central para a análise o conceito de aprendizagem e, consequentemente, as possíveis dificuldades intrínsecas a este processo. Também foi importante o conceito de mediação a partir de Vigotsky (1998) e Perrenoud (1999; 2000a; 2000b; 2011). Nóvoa (2011) dá suporte para tratar a importância do coletivo docente, a construção e a valorização dos saberes docentes. Constatou-se, com a pesquisa, que as professoras reconhecem as dificuldades de aprendizagem de seus alunos, abordando os mais diversos fatores que nelas estão envolvidos, de acordo com aqueles apontados pelos autores selecionados para o estudo: família, escola e a própria criança. Reconhecem, também, que essas dificul ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
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