Para que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatório
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O trabalho problematiza discursos sobre o oficio de ensinar que sustentam a formação da licenciada em Pedagogia. De modo mais específico, trata-se de problematizar o modelo de formação provido pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tal problematização tem origem nas tensões vivenciadas por mim por ocasião do exercício do estágio obrigatório. Parto da hipótese de que há uma discursividade dominante no curso de pedagogia que conflui na direção da conformação de um p ...
O trabalho problematiza discursos sobre o oficio de ensinar que sustentam a formação da licenciada em Pedagogia. De modo mais específico, trata-se de problematizar o modelo de formação provido pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tal problematização tem origem nas tensões vivenciadas por mim por ocasião do exercício do estágio obrigatório. Parto da hipótese de que há uma discursividade dominante no curso de pedagogia que conflui na direção da conformação de um professor reflexivo. Entre outras características, tal discursividade 1) desloca a centralidade do ensino para a aprendizagem; 2) coloca o aluno no centro e o professor numa posição periférica; 3) hipervaloriza as vivências e a realidade dos alunos, ao mesmo tempo em que colocam em segundo plano o conhecimento escolar; 4) estabelece o modelo de professor reflexivo como o ideal de professor a ser perseguido. Tendo isso em conta, o trabalho tem como objetivo central dar visibilidade às tensões por mim experimentadas ao longo do estágio obrigatório, dando especial atenção aos descompassos existentes entre o modelo de formação provida pelo curso de Pedagogia e aquele necessário para enfrentar os desafios cotidianos da sala de aula. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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