Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.contributor.authorAntoniolli, Júlia Bossapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-17T04:11:58Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206811pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve, como objetivo, analisar a minha autoconstituição docente a partir de práticas curriculares com foco na disciplina-corpo durante o estágio. Caracteriza-se como uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como procedimento a análise documental feita a partir do Diário de Classe e Diário de Avaliações produzidos durante o estágio. Como metodologia da análise dos dados descritivos, foi empregada a Análise Textual Discursiva. Foram selecionados três conceitos teóricos: Disciplina-corpo na escola contemporânea, Prática curricular e o exercício da docência e Constituição docente: um processo de reflexão sobre o modo de ser professora. A partir dos materiais e conceitos teóricos enumeram-se três “achados” de pesquisa: a) Colocando a “mão na massa”: os trabalhos manuais potencializando aprendizagens, b) “Profe, conta mais uma? ”: As histórias de terror e dimensões criativas; e c) “Avaliar para punir? Não! Avaliar para aprender e divertir”. Em síntese, a proposição e reflexão sobre os planejamentos diários, entendidos neste Trabalho de Conclusão de Curso como práticas curriculares, tornam-se qualificadas possibilidades de autoconstituição da docência, ainda mais quando o grupo desafia a docente a propor intervenções para lidar com o que chamamos de indisciplina escolar, para constituir o sujeitoaluno.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleOs desafios da sala de aula e a autoconstituição docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113823pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples